O mais recente rali de criptomoedas também está trazendo bons resultados para quem investiu em opções menos convencionais. As memecoins, moedas criadas como piadas na internet, dispararam e o destaque desta semana vai para o dogecoin (DOGE), que avança 115,34% nos últimos sete dias, superando significativamente o ganho de 25,34% do bitcoin (BTC) rumo ao maior valor em três anos.
Inicialmente criada como uma piada pelos engenheiros de software Billy Markus e Jackson Palmer, que queriam tirar sarro da especulação das criptomoedas, o dogecoin teve seu primeiro grande destaque em 2021.
Nesse ano, o bilionário Elon Musk anunciou uma missão da SpaceX para a Lua completamente financiada pela moeda criptografada. Em um único mês, o dogecoin subiu 800% e seu valor de mercado total ultrapassou US$ 80 bilhões.
O papel de Elon Musk, o ‘Dogefather’ do dogecoin (DOGE)
A mais recente alavancada aconteceu devido às eleições norte-americanas e a vitória de Donald Trump.
Além do cenário positivo para as criptomoedas com o governo republicano, que é favorável à indústria, o dogecoin se beneficia do apoio de Musk, autoproclamado ‘Dogefather’, o pai da Doge.
O bilionário apoiou a candidatura de Trump e tudo indica que pode ter uma parcela de influência nas decisões do novo governo. Especula-se até uma possível indicação de Musk para um cargo oficial no planejado Departamento de Eficiência Governamental (D.O.G.E), que possui a meta declarada pelo próprio empresário de cortar pelo menos US$ 2 trilhões do orçamento federal.
O aceno ao nome da criptomoeda na nomeação do departamento também motivou entusiastas do dogecoin a investirem na memecoin.
Apostando em um meme
Baseada no meme que consiste em uma foto de um cachorro Shiba Inu, o dogecoin continua o processo de valorização após as eleições nos Estados Unidos. Contudo, a criptomoeda é considerada um investimento altamente arriscado.
Sua valorização ocorre devido ao efeito em rede e, diferente do bitcoin e outras criptomoedas, não existe qualquer garantia de que na esquina não vai ocorrer uma queda brusca.
Em 2022, após a primeira grande onda especulativa, o preço da criptomoeda voltou a patamares relativamente estáveis, mais de seis vezes abaixo do pico de 2021. Nesse cenário, investir em memecoins é equivalente a fazer uma aposta.
O que fica evidente com a movimentação da última semana é a atenção que o mercado está dando às criptomoedas e o potencial que até mesmo as memecoins têm para quem está disposto a arriscar em uma piada.
*Com informações da BBC
Fonte: SeuDinheiro