Em 2008, o Bitcoin (BTC) foi apresentado ao mundo pela primeira vez por meio da publicação de seu white paper, documento que descreve os fundamentos da criptomoeda.
Na obra, o autor se identificou pelo nome Satoshi Nakamoto. Porém, sua verdadeira identidade sempre foi um grande mistério.
Ainda mais quando a última aparição de Nakamoto na internet foi em 2011 — e desde então, ele nunca mais foi visto.
Embora muitos tentem desvendar o paradeiro de Satoshi Nakamoto, isso não passou de especulações na comunidade (seria ele um indivíduo ou um grupo de pessoas?).
Agora, o novo documentário da HBO “Moeda Digital: O criador do Bitcoin” (ou Money Electric, em inglês) diz ter finalmente encontrado a resposta para esse enigma.
De acordo com a produção, que foi lançada ontem, o criador do bitcoin é Peter Todd, um desenvolvedor de software canadense de 39 anos. No entanto, muitos acreditam que esse seja só mais um caso de especulação por parte do diretor do documentário.
Veja o que diz a produção sobre Peter Todd a seguir:

Peter Todd é entusiasta de criptomoedas desde jovem e já trabalhou em diversos projetos de ativos digitais.
Mas sua relação com Satoshi começa em 2010, quando Todd entrou no BitcoinTalk, fórum público fundado por Satoshi Nakamoto, uma semana antes da última postagem de Satoshi.
Poucos dias depois, Satoshi e Todd desapareceram da comunidade. Coincidência? Para o cineasta e diretor do documentário Cullen Hoback, muito pelo contrário.
Outra “evidência” seria um episódio de quando Todd respondeu a um dos posts de Satoshi sobre gas fees (custos de transação).
Segundo o documentário, o canadense teria comentado “por engano” usando sua conta pessoal em vez da conta de Satoshi, forçando-o a desaparecer por medo de ser reconhecido. Veja:

Há também o argumento de que Todd disse online que destruiu uma grande quantidade de moedas digitais. A fala conversa com a teoria de que Satoshi teria destruído deliberadamente o acesso ao seu grande estoque de bitcoins.
Peter Todd nega ser Satoshi Nakamoto, criador do Bitcoin
Diante de evidências circunstanciais, o documentário da HBO tenta solucionar um mistério que permanece sem solução comprovada.
Peter Todd negou o título de criador do Bitcoin no próprio documentário. Ontem, ele também reafirmou sua fala no X (antigo Twitter):

Depois de ser alvo de questionamentos após o lançamento do documentário, Todd ainda comentou:
“A verdade é bem simples: existem centenas, até milhares de pessoas que poderiam ter criado o Bitcoin. Não vamos encontrar Satoshi.”
Satoshi Nakamoto teria cerca de 1,1 milhão de bitcoins
De acordo com analistas que investigaram uma série de endereços que poderiam pertencer a Satoshi Nakamoto, estima-se que ele tenha cerca de 1,1 milhão de bitcoins.
Dessa forma, hoje, o criador do bitcoin teria uma fortuna de cerca de 69 bilhões de dólares caso ainda controlasse os endereços em questão. Em outras palavras, ele estaria entre os 30 maiores bilionários do mundo.
Além disso, Nakamoto teria um controle de 5% do total de bitcoins, dado que a quantidade máxima de bitcoins em circulação é de 21 milhões. Assim, qualquer movimento seu poderia impactar o preço do ativo.
Muitos acreditam que o anonimato de Satoshi Nakamoto seja fundamental para manter a natureza descentralizada da rede do bitcoin, criada justamente para não depender de uma figura central.
Fonte: SeuDinheiro