A temporada das criptomoedas alternativas, as chamadas altcoins, está chegando com a carona que essas moedas virtuais pegaram na valorização do bitcoin (BTC). Porém, é a Render (RNDR) quem se destaca na última semana, com uma alta da ordem de mais de 40% nos últimos sete dias. 

Nesse mesmo período, o bitcoin tenta sair do zero a zero, com uma valorização de pouco mais de 3,6%. No acumulado de 2024, a vitória do token RNDR também é garantida: o BTC teve uma alta de 50% nos preços, enquanto a Render sobe 111,5% no mesmo intervalo.

As altcoins tendem a ter uma elasticidade de preços maior do que moedas mais bem estabelecidas no mercado, como o próprio bitcoin e o ethereum (ETH), por exemplo. No entanto, elas também podem gerar retornos bastante expressivos para os investidores. 

Em um relatório do começo deste ano, a Empiricus explicou o porquê de essa criptomoeda se destacar ante às demais — e o fato dela ter mais que dobrado de preço até agora diz muito sobre essa visão. 

O que faz a Render (RNDR)?

A Render Network permite que os criadores de conteúdo enviem trabalhos de renderização —  isto é, o processo de combinar o material digital bruto em um único produto, como um vídeo com legendas e música, por exemplo — para a rede. Em troca, são pagos com tokens RNDR.

Acontece que o trabalho de renderização exige muito poder computacional (ou GPU, no jargão do mercado). Assim, a Render Network permite que os usuários contribuam com GPU de forma descentralizada para a realização dessas atividades.

O modelo de preços da rede é dinâmico — ou seja, a depender da complexidade ou urgência do trabalho, bem como dos recursos disponíveis naquele momento, o valor pode variar.

Contudo, no começo do projeto, as taxas de transação eram muito altas, tornando o acesso a esse tipo de serviço bastante limitado.

Foi apenas recentemente que os desenvolvedores migraram as operações para a blockchain da Solana, o que tornou essas tarifas mais baratas, fazendo o protocolo ser mais acessível.

Preços e o futuro da rede

Atualmente, o token RNDR é negociado na casa dos US$ 10,60, mas é difícil estipular um preço de tela para um ativo que engloba um universo tão diverso quanto o da Render. 

Ao invés disso, os especialistas preferem olhar os fundamentos que podem levar a uma valorização da Render.

“A longo prazo, a plataforma busca liderar a transformação do setor de computação em nuvem, promovendo uma abordagem mais aberta, transparente e descentralizada. A Render Network visa atender à crescente demanda por computação gráfica em alta definição, essencial para  o metaverso cripto, realidade virtual e outras plataformas de entretenimento digital e aplicações industriais”, escreve o chefe de análise da Empiricus, Valter Rebelo, no relatório. 

Por fim, vale lembrar que o investimento em ativos digitais é altamente arriscado e o investidor não deve alocar uma parcela muito alta dos seus recursos em criptomoedas.

Sempre lembrando de tomar o dobro de cuidado para altcoins, por sua característica ainda mais volátil.

Fonte: SeuDinheiro

Share.