O presidente da Argentina, Javier Milei, voltou a se encontrar com o bilionário Elon Musk, durante uma visita relâmpago aos Estados Unidos na segunda-feira (6). Os dois voltaram a falar sobre a possibilidade de a Tesla fazer investimentos no país sul-americano e trataram da prometida visita de Musk à Argentina no segundo semestre.
Milei reuniu-se também com o presidente da Fifa, Gianni Infantino, com quem compartilhou seu projeto de promover as Corporações Esportivas (SADs), equivalente as SAFs brasileiras em seu país.
Foi a segunda vez que o presidente argentino se encontrou com Musk desde sua chegada à Casa Rosada, após uma primeira visita em abril à fábrica da Tesla, quando ambos concordaram sobre “a importância do desenvolvimento tecnológico para o progresso da humanidade e a necessidade de estabelecer regras claras e estáveis do jogo para poder trazer empresas que promovam esse desenvolvimento”.
Continua depois da publicidade
O dono do X, por sua vez, havia enfatizado seu compromisso com “as ideias de liberdade” e estava predisposto a colaborar com Javier Milei e até prometeu organizar “um grande evento na Argentina para promover as ideias de liberdade”.
Ontem, mais uma vez, eles posaram para fotos, que foram publicadas e compartilhadas na rede social. “Ótima reunião com o Presidente @JMilei”, postou Musk. “Recomendo investir na Argentina”, completou.
Mais tarde, ao discursar num evento do Milken Institute, o presidente argentino destacou novamente sua admiração pelo executivo da Tela e da SpaceX: “não quero deixar de celebrar o esforço do meu amigo Elon Musk para pôr os pés em Marte, porque entendemos que a exploração espacial está no auge do nosso destino como espécie exploradora, grande demais para ficar confinada a este planeta”.
Continua depois da publicidade
Fifa
Com Gianni Infantino, Milei discutiu uma das principais iniciativas do partido no poder em matéria esportiva: as Corporações Esportivas (SAD). Na ocasião, o presidente da Fifa presenteou ao argentino com um bola e uma camiseta número 10 com o nome de Milei estampado.
O encontro também contou com a presença de Gerardo Werthein, que além de embaixador argentino nos Estados Unidos foi presidente do Comitê Olímpico Argentino (COA) entre 2009 e 2021.
O modelo de clubes proposto por Milei envolve a operação com fins lucrativos. Os jornais argentinos destacam que, nesse modelo de gestão, os maiores donos de clubes desse tipo de parceria são investidores. Dessa forma, os sócios ficam sem qualquer poder decisório sobre as entidades, uma vez que o poder permanece exclusivamente nas mãos dos acionistas.
Continua depois da publicidade
O decreto DNU 70/23 promulgado por Milei possibilita esse tipo de negócio para os clubes argentinos. No entanto, a Justiça suspendeu este trecho do regulamento e explicou que “os artigos alteram o estado de situação de um grupo de impacto social como as entidades desportivas, pois impede o desenvolvimento de sua vida associativa”.
Fonte: InfoMoney