O romeno Mugur Isarescu, presidente de banco central há mais tempo no cargo no mundo, está prestes a ser confirmado para um novo mandato de cinco anos. Parlamentares da Romênia devem aprovar a prorrogação do mandato até o fim de junho.

Isarescu assumiu o comando do Banco Nacional da Romênia em 1990, menos de um ano após o colapso do regime comunista de Nicolae Ceausescu, e está há mais de três décadas no cargo, exceto por um período de um ano como primeiro-ministro do país, entre 1999 e 2000.

Aos 74 anos, Isarescu tem apoio dos maiores partidos do Parlamento para ficar no cargo por mais um mandato, segundo pessoas familiarizadas com o assunto que pediram para não serem identificadas porque as discussões não eram públicas. A votação para formar o comitê de política monetária local deve acontecer após as eleições locais e ao Parlamento Europeu, em 9 de junho, disseram. 

Continua depois da publicidade

Isarescu não chegou a confirmar a sua candidatura para um oitavo mandato no início deste mês, embora tenha dito que aceitaria o convite caso o parlamento o apoiasse. O banqueiro central tem lutado contra a inflação mais alta da União Europeia. Ele reduziu as expectativas de cortes rápidos nas taxas de juros, pedindo que o governo controle um déficit orçamentário previsto em 5% do PIB neste ano.

Os decisores políticos de Bucareste mantiveram inesperadamente a taxa de juros de referência em 7% no último dia 13, contrariando as expectativas da maioria dos economistas, que previam um corte de 25 pontos base.

Como parte da votação parlamentar para o comitê, o vice-presidente Leonardo Badea provavelmente deve assimir o cargo de primeiro-vice-presidente de Florin Georgescu, que permanecerá no conselho, segundo pessoas familiarizadas com o assunto. Ionut Dumitru, economista-chefe do Raiffeisen Bank Romênia e ex-chefe do conselho fiscal, tem apoio para um cargo de vice-presidente, substituindo Eugen Nicolaescu, disseram.

Continua depois da publicidade

Alguns dos atuais membros do conselho, como Cristian Popa e Csaba Balint, provavelmente também terão os seus mandatos renovados, enquanto o conselheiro presidencial Cosmin Marinescu também poderá juntar-se à equipe, disseram as fontes.

Um porta-voz do banco central não quis comentar.

© 2024 Bloomberg L.P.

Fonte: InfoMoney

Share.