O indicador de atividade dos Estados Unidos está há 18 meses posicionado num patamar acima de 50,0, o que indica expansão, mas registrou uma queda em julho ante junho. Segundo a S&P Global, o índice de gerentes de compras (PMI, na sigla em inglês) composto recuou de 54,8 par 54,3. A atividade de serviços recuou um pouco no mês, mas se mostrou mais aquecida do que o setor de manufatura.
Segundo a S&P Global o PMI de serviços caiu ligeiramente de 55,3 em junho para 55,0 em julho, ficado abaixo da mediana das projeções, que era de 56,0. No dia 1º de agosto, a pesquisa tinha mostrado que o índice da indústria tinha encolhido de 51,6 para 49,6, na mesma comparação.
Para Chris Williamson, economista chefe de Negócios da S&P Global Market Intelligence, as pesquisas do PMI trouxeram notícias encorajadoras de uma combinação bem-vinda de crescimento econômico sólido e inflação de preços de venda mais fria em julho.
“A expansão da atividade empresarial no setor de serviços contrasta com o quadro de deterioração visto no setor de manufatura, onde a produção quase estagnou em julho. Embora os fabricantes estejam relatando redução na demanda por bens, isso reflete em parte uma mudança adicional de gastos dos consumidores, para serviços como viagens e recreação”, comentou em nota.
Fonte: InfoMoney