A privatização da Sabesp (SBSP3) ainda não saiu, mas a estatal paulista de saneamento básico trouxe outra novidade aos investidores nesta quinta-feira (25). A companhia anunciou o pagamento de R$ 984,5 milhões em juros sobre o capital próprio (JCP).

A cifra foi aprovada em assembleia realizada hoje e equivale a R$ 1,4404 por ação. Mas vale destacar que esse é o valor bruto dos proventos, pois o JCP está sujeito à retenção de Imposto de Renda na fonte.

Terá direito ao pagamento, que está marcado para 24 de junho deste ano, quem estava na base de acionistas da Sabesp ao final do pregão de hoje. Ou seja, a partir de amanhã (26) os papéis já serão negociados “ex-direitos” aos proventos.

Sabesp (SBSP3): Câmara de São Paulo retoma debate da privatização

Se os proventos da Sabesp já têm data para cair na conta dos investidores, o cronograma da privatização, por outro lado, ainda é incerto.

O assunto voltou a ser tema de audiência pública na Comissão de Política Urbana, Metropolitana e Meio Ambiente da Câmara Municipal de São Paulo nesta semana.

O principal assunto em discussão na reunião desta segunda-feira (22) foi o Projeto de Lei (PL) 163/2024, que permite a adesão da cidade à privatização e autoriza a prefeitura a celebrar contratos, convênios e outros tipos de ajustes com vistas à prestação de serviços de abastecimento de água e esgotamento sanitário na capital paulista.

Vale relembrar que o projeto de lei que possibilita a privatização foi aprovado em primeira votação no dia 17 deste mês. Foram 36 votos favoráveis e 18 contra. Ainda não há data prevista para a segunda votação, que será definitiva.

Na esfera estadual, o projeto de lei da privatização da Sabesp foi aprovado pela Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp), em dezembro de 2023. No mesmo mês, foi sancionado pelo governador Tarcísio de Freitas.

*Com informações da Agência Brasil

Fonte: SeuDinheiro

Share.