A Vale (VALE3) anunciou nesta terça-feira (23) o executivo Shaun Usmar como novo CEO da divisão Vale Base Metals, segmento de metais básicos da mineradora. Em comunicado enviado à CVM, a companhia afirmou que Usmar assume a partir do quarto trimestre deste ano. 

Chamou a atenção o primeiro comentário feito pelo executivo, que disse: “a Vale Base Metals está posicionada de forma única como uma empresa global focada em metais de transição energética para fornecer os metais críticos de que o planeta precisa à medida que faz a transição dos combustíveis fósseis.”

Usmar se refere aos metais que devem auxiliar na construção de baterias de nova geração, como o lítio, também chamado de “petróleo branco”, e o níquel. Ele ficará sediado em Toronto, no Canadá, onde atua a Vale Base Metals.

Inclusive, o bilionário Elon Musk, dono da fabricante de carros elétricos Tesla, também está interessado neste setor. Em maio de 2022, a mineradora fechou um acordo com a montadora para o fornecimento de níquel, extraído pela Vale no Canadá. 

A mineradora já havia declarado anteriormente que vende 5% de sua produção para o setor e planeja aumentar esse percentual para a faixa entre 30% e 40%. Até mesmo a Argentina entrou na disputa por um pedaço desse promissor mercado de mineração. 

Por falar em CEO da Vale (VALE3)…

Usmar assumirá como o CEO da divisão canadense, mas o foco mesmo está na sucessão do presidente da Vale. 

A confusão é tamanha que fez as ações da mineradora sangrarem no início do ano, com uma possível interferência do governo na indicação de um novo CEO. Para estancar a hemorragia, o mandato de Eduardo Bartolomeo foi estendido até 31 de dezembro de 2024.

Porém, há rumores de que a disputa interna da Vale ganhou um novo capítulo com o racha entre os conselheiros, colocando o processo de sucessão mais uma vez em xeque.

Fonte: SeuDinheiro

Share.