Que royalties musicais – pagamentos feitos aos detentores dos direitos autorais –  movimentam bilhões no mercado anualmente, disso ninguém duvida. Mas algumas empresas do ramo parecem não estar tão bem das “pernas” ultimamente.

A Hipgnosis Songs Fund, fundo que detém no catálogo músicas de nomes como Beyoncé e Shakira, anunciou nesta quinta-feira (18) que seu conselho recomendou a venda dos direitos musicais das divas do mundo pop, bem como de outros artistas, ao investidor Concord.

A empresa de investimento em propriedade intelectual musical, listada em Londres, comunicou que a venda está avaliada em US$ 1,4 bilhão. 

O anúncio fez as ações da Hipgnosis dispararem mais de 30% pela manhã na bolsa de Londres.

Fundo musical passa por problemas financeiros, venda de direitos musicais viria em ‘boa hora’

Além de Beyoncé e Shakira, a Hipgnosis abocanhou os direitos musicais de outros artistas de destaque, como Red Hot Chili Peppers, Mark Ronson, Neil Young e Blondie. 

Mas, atualmente, a empresa se encontra até o “pescoço” em problemas nos seus relatórios financeiros, chegando a reportar um prejuízo operacional de cerca de 86,63 milhões de dólares.

A negociação da venda será feita com apoio da Apollo Capital Management, parceira da Concord, gigante de private equity dos EUA. 

De acordo com as empresas, os “criadores ligados aos direitos” se beneficiariam com o acordo. 

Além disso, ao que tudo indica, a venda será feita em uma boa hora, haja vista que a Hipgnosis afirmar está precisando de “mudanças financeiras e de governação substanciais para melhorar o seu desempenho financeiro”.

*Com informações da CNBC e The Standard

Fonte: SeuDinheiro

Share.