O noticiário das últimas semanas sobre Warren Buffett foi marcado por “despejos” de ações que compunham a carteira de investimentos da sua Berkshire Hathaway. Desta vez, no entanto, o Oráculo de Omaha ganhou as manchetes ao aumentar sua participação na SiriusXM, uma empresa de rádio digital sediada em Nova York..
A Berkshire agora é dona de 32% da companhia de mídia, após a compra de 3,6 milhões de ações por US$ 87 milhões (R$ 486 milhões) em uma série de transações, segundo documentos enviados à Securities and Exchange Commission (SEC), a Comissão de Valores Mobiliários americana.
A aposta de Warren Buffett acontece após a conclusão, no início de setembro, de um acordo de combinação de negócios entre a SiriusXM e aa Liberty Media.
A reestruturação da gigante de mídia do magnata da comunicação John Malone envolve ainda a separação do time de beisebol Atlanta Braves em uma empresa listada, da qual a Berkshire também é investidora.
A holding de Buffet possui participação na Liberty Media desde 2016, mas intensificou suas aquisições no início deste ano apenas na empresa de rádio após o acordo de fusão.
A ação “impopular” em Wall Street
A SiriusXM vem lidando com grandes perdas de assinantes e mudanças demográficas que tornaram os papéis da empresa de rádio pouco populares de Wall Street.
De 14 analistas que cobrem as ações da companhia, apenas cinco têm recomendação de compra para as ações SIRI. Só em 2024, os papéis da SiriusXM acumulam 50% de desvalorização.
Os analistas citam preocupações quanto ao crescimento de longo prazo da empresa de rádio online e a sua capacidade de atingir com sucesso um grupo demográfico mais amplo.
Além disso, a redução de 12% no número de ações da companhia após a transação com a Liberty Media pode levar a SiriusXM a interromper as recompras de papéis até 2027, o que deve pressionar os preços das ações, segundo analistas do mercado em Wall Street.
O último investimento significativo da Berkshire Hathaway em uma empresa de mídia aconteceu em 2022, com a compra de uma participação na Paramount Global. Mais tarde, em maio deste ano, Warren Buffett revelou que se desfez de todas as ações e teve prejuízo.
O Oráculo de Omaha nunca falou publicamente sobre seu investimento na SiriusXM. Também não está claro se a decisão de investir na empresa de rádio veio mesmo do bilionário ou de seus assessores de investimentos, Ted Weschler ou Todd Combs.
LEIA TAMBÉM: SD Select entrevista analista e libera carteira gratuita de ações americanas pra você buscar lucros dolarizados em 2024. Clique aqui e acesse.
*Com informações da CNBC
Fonte: SeuDinheiro