A Ybyrá Capital (YBRA4), holding brasileira de investimentos de capital aberto, anunciou nesta quinta-feira (28) uma carta de intenções para a criação de uma joint venture nos Estados Unidos com a Petrogoiás, distribuidora brasileira de combustível.
A iniciativa terá como foco inicial a cidade de Houston, no Texas, e prevê duas operações mensais de importação, majoritariamente de diesel, utilizando navios com capacidade para transportar 50 mil toneladas cada. Ao todo, estão previstas 24 operações por ano.
De acordo com a Ybyrá, o negócio será desenvolvido com foco na estruturação de financiamento de 45% das operações da Joint Venture. Os termos serão definidos após um processo de assinatura de contratos definitivos com as premissas estratégicas.
“O acordo é parte do plano da Companhia para trazer negócios com fluxo de caixa corrente de curto prazo, acúmulo de reservas e concentrar seus esforços em aumentar a liquidez dos ativos em carteira”, afirmou a Ybyrá Capital, em comunicado ao mercado.
De acordo com a holding de investimentos, a assinatura definitiva do contrato será efetivada a partir da aprovação em assembleia, a ser marcada para o dia 28 de dezembro.
As diretrizes e próximos passos do projeto serão anunciados assim que definidos junto às duas companhias.
Com sede em Senador Canedo (GO), a Petrogoiás é uma distribuidora independente que atua há mais de dez anos no mercado de importação e distribuição de combustíveis.
Suas operações abrangem também outros estados brasileiros, como Tocantins, Maranhão, Pará, Minas Gerais, Rio Grande do Norte, Ceará e Bahia.
- Analista recomenda: ‘se você não tem esta ação do setor elétrico, esta é a chance de comprar’; veja qual é
Ybyrá Capital já adquiriu fatia em incorporadora
Vale lembrar que a operação da Ybyrá Capital tem como foco a aquisição de fatias minoritárias em companhias. Em agosto, a empresa já adquiriu 46% de participação na incorporadora Origem, com sede em Lençóis Paulista, no interior de São Paulo.
A transação foi avaliada em R$ 150 milhões e será feito com troca de ações. A aquisição da Origem foi o primeiro investimento feito pela Ybyrá em empresa operacional desde que foi adquirida do Opportunity pelo investidor Thiago Moura, em 2021.
Na ocasião, a empresa se chamava Alef e nunca havia chegado a ser operacional. Inicialmente, Moura pretendia investir em empresas nascentes de tecnologia.
Fonte: SeuDinheiro