A composição acionária da Melnick (MELK3) passou por uma grande transformações nos últimos dias. Os acionistas e membros família fundadora Felipe, Juliano, Leandro e Milton Melnick assumiram diretamente a posse de 55,5 milhões de ações antes detida por meio de uma holding.
Além disso, a Even (EVEN3), parceira da companhia há 16 anos, concluiu na última sexta-feira (26) a venda de 9,8 milhões de papéis MELK3 que havia sido autorizada pelos fundadores em julho. Com isso, a fatia da incorporadora paulista na companhia gaúcha caiu para 14,5%.
E essa participação pode diminuir ainda mais — ou até mesmo ser completamente zerada — a partir desta segunda-feira (26) após o fim do acordo de acionistas da Melnick.
As ações da companhia reagem à notícia, comunicada por meio de fato relevante enviado ao mercado mais cedo, em direções opostas. Por volta das 10h55, os papéis EVEN3 operavam em queda de 0,4%, enquanto as ações da Melnick subiam 0,3%.
Even (EVEN3) pediu autorização para vender mais ações da Melnick (MELK3)
O distrato ocorre após a Even pedir novamente uma autorização para desvincular mais lote de ações MELK3 do acordo de acionistas.
O movimento permitiria que a companhia voltasse a vender papéis e reduzir sua participação na incorporadora gaúcha e foi autorizado pela família Melnick.
Contudo, com a desvinculação, o número de ações sujeitas ao acerto entre os acionistas tornou-se inferior à quantidade de papéis exigidos para a vigência do próprio acordo.
Por isso, o documento foi distratado. Ou seja, a Even e os acionistas fundadores não estão mais sujeitos aos termos, que incluiam a restrição para a redução da participação na companhia a menos de 14,5%.
Fonte: SeuDinheiro