Na carta pública na qual desiste da reeleição, o presidente dos EUA, Joe Biden, dizia que faria, até o final desta semana, um discurso à nação. Pouco mais de 24 horas depois da retirada da candidatura, no entanto, o democrata fez um discurso inesperado.
“Eu sei que a notícia de ontem foi surpreendente, mas foi a coisa certa a ser fazer”, disse Biden a integrantes da equipe via chamada telefônica. Ele está em isolamento por conta da covid-19.
O chefe da Casa Branca pediu aos membros da campanha que se juntem aos esforços pela eleição da vice-presidente Kamala Harris, a quem declarou apoio ainda ontem.
“Ela é a melhor”, afirmou Biden, que prometeu continuar participando de eventos de campanha para ajudar a eleger Harris.
De Biden para Harris: “eu te amo”
Harris e Biden também trocaram palavras de apoio, quando ela começava a discursar em Delaware.
“Estou cuidando de você, garota, eu te amo. Você é o melhor, garota.
Joe Biden para Kamala Harris
Essa foi a primeira visita de Harris à sede da campanha de Wilmington como líder democrata para conquistar a indicação do partido.
“Eu sei que tem sido uma montanha-russa e estamos todos cheios de emoções confusas sobre isso”, disse Harris, enfatizando o teor emocional da decisão de Biden de se retirar da corrida. “Nós amamos Joe e Jill. Eles realmente são como uma família.”
Biden convocou a reunião de campanha para agradecer à sua equipe pelo trabalho árduo e para reforçar o apoio à campanha presidencial de Harris.
POWELL VAI ARRISCAR CORTAR OS JUROS PERTO DAS ELEIÇÕES AMERICANAS?
De Harris para os eleitores americanos
A música tocava quando Harris entrou no palco, com membros do Partido Democrata gritando seu nome.
“É tão bom ouvir a voz do nosso presidente”, disse ela à multidão, referindo-se ao telefonema de Biden.
Harris agradece algumas pessoas da equipe de campanha e, em seguida, assume um tom sério. Ela diz que depois que Biden anunciou seu endosso, foi importante para ela continuar com seu papel de liderança.
“Temos 106 dias até o dia das eleições. Acreditamos na liberdade, na oportunidade e na justiça, não para alguns, mas para todos”, disse Harris anunciando que Jen O’Malley Dillon aceitou a oferta para dirigir sua campanha. “Vamos vencer”, acrescentou.
Harris recorreu ao seu histórico como promotora na Califórnia e lembrou que enfrentou perpetradores de todos os tipos, que abusaram de mulheres, fraudadores e trapaceiros.
“Então me ouça quando digo que conheço o tipo de Donald Trump”, afirmou ela, acrescentando que orgulhosamente colocará seu histórico contra o dele.
Harris disse ainda que a campanha trata de duas visões diferentes para os EUA: uma focada no futuro, enquanto a outra está focada no passado.
“Donald Trump quer levar o nosso país para trás, para uma época em que alguns dos nossos concidadãos americanos tinham plenas liberdades e direitos, mas acreditamos em um futuro melhor que abra espaço para todos os americanos”, afirmou.
Ela disse ainda que quer ver um país onde cada pessoa tenha a “oportunidade não apenas de sobreviver, mas de progredir, onde nenhuma criança tenha que crescer na pobreza e onde cada pessoa possa comprar uma casa, constituir família, e construir riqueza”.
Harris afirmou também que impulsionar a classe média será um objetivo de sua presidência. “Sabemos que quando a nossa classe média é forte, os EUA são fortes, e esse não é o futuro pelo qual Donald Trump está lutando”.
*Com informações da BBC e da CNBC
Fonte: SeuDinheiro