Olá, posso te ajudar?
Pular para o conteúdo

Trump: a guerra que “todo mundo” avisou — e que pode sobrar até para o Brasil

  • por

Donald Trump disse nesta segunda-feira (24) que gostaria que houvesse um acordo direto para o fim da guerra entre Rússia e Ucrânia, mas não descartou um cessar-fogo no momento. 

Só que enquanto tenta acabar com o conflito no leste da Europa, o republicano está prestes a enfrentar uma guerra dentro de casa — daquelas que muita gente vai dizer: “eu avisei”. 

A avalanche de tarifas anunciada pelo presidente norte-americano já dá os primeiros sinais negativos nas expectativas de inflação nos Estados Unidos

Sondagem da Universidade de Michigan feita com consumidores mostrou que a projeção de inflação para cinco anos à frente subiu para 3,5% — o maior patamar desde abril de 1995, ou seja, em quase 30 anos.

E aqui vale um esclarecimento: esse indicador é mais volátil porque deriva de uma sondagem com consumidores e não com economistas, mas, de qualquer forma, já é o primeiro sinal significativo de que a fatura das tarifas de Trump vai chegar.

O problema é que o republicano não vai pagar essa conta sozinho — o Brasil também dará sua cota de “sacrifício”.

O risco de aceleração da inflação nos EUA deve deixar os juros mais altos por lá, atraindo investimentos em renda fixa, por exemplo. Mas não é só isso: o dólar também ganha ainda mais força com relação ao real

Trump flerta com o perigo e se tem uma guerra que os brasileiros sabem bem que não vale a pena travar é contra a inflação.

Fonte: SeuDinheiro