As ações do Mercado Livre (MELI34) disparam na Nasdaq nesta sexta-feira (2), com uma visão positiva reforçada após os resultados do primeiro trimestre de 2024: às 13h (horário de Brasília), os ativos saltavam 9,86%, a US$ 1.654,46.

A companhia divulgou na noite da véspera um aumento de 71% no lucro líquido do primeiro trimestre na comparação com o mesmo período do ano passado, superando as expectativas de analistas, com o desempenho de suas operações no Brasil e no México compensando alguns efeitos negativos na Argentina.

Além disso, aponta a Genial Investimentos, os KPIs (indicadores-chave de desempenho) da empresa, tanto na fintech quanto no E-commerce, continuam a evoluir positivamente.

Continua depois da publicidade

Baixe uma lista de10 ações de Small Caps que, na opinião dos especialistas, possuem potencial de valorização para os próximos meses e anos, e assista a uma aula gratuita 

O Itaú BBA aponta que, no geral, foi mais um período de fortes números de receita (aumento de 30% em relação ao ano anterior), com destaque para Brasil e México. A margem Ebit (rentabilidade operacional) apresentou um crescimento modesto de 1,2 ponto porcentual (pp), atingindo 12,4% (0,7 pp abaixo da estimativa otimista do banco, mas amplamente alinhada com as expectativas do mercado). O número foi negativamente afetado por ventos macroeconômicos na Argentina – porém, outras regiões mostraram uma forte expansão de 6,2 pp na margem em relação ao ano anterior, 1,3 pp acima da projeção do BBA.

Já o lucro líquido ficou 15% acima da projeção do banco, impulsionado por menores perdas cambiais na Argentina. “Os resultados do primeiro trimestre de 2024 indicam que os fundamentos de longo prazo da empresa permanecem sólidos e reforçam nossa visão positiva com a tese. Diante do nível atual de preço da ação, reforçamos nossa recomendação de compra para o papel, com preço-alvo de US$ 2.048”, avalia o BBA.

Continua depois da publicidade

O Bradesco BBI aponta que a qualidade dos resultados será boa, à luz de: (i) forte ritmo de crescimento, (ii) crescimento de anúncios persistentemente acima de 60% ao ano, atingindo 1,9% de penetração do GMV (volume bruto de mercadorias) neste trimestre, (iii) expansão da margem apesar do impacto significativo da Argentina, que foi diluída em 22 pp no mix de contribuição direta em favor do México (+5pp) e Brasil (+17pp), (iv) fluxo de caixa praticamente neutro num 1T sazonalmente mais fraco, com um sólido desempenho do fluxo de caixa operacional e do Ebitda nominal, sublinhando as múltiplas alavancas de monetização da empresa.

“São pontos que, a nosso ver, reafirmam a qualidade da tese e abrem caminho para perspectivas animadoras no longo prazo. Apesar de termos grande confiança nas perspectivas de longo prazo do Mercado Livre, reconhecemos que o desenrolar imprevisível da situação argentina ainda pode ter um impacto nos próximos trimestres, o que aumenta a vulnerabilidade do lucro por ação no curto prazo, principalmente à luz das duras comparações de margens do 2T23 e do 3T23”,

Fonte: InfoMoney

Share.