Assim como a escolha entre iPhone e Android no mundo dos smartphones, quando se trata de escolher um novo computador, sua escolha se resume a escolher entre Mac e Windows. Nos últimos anos, a Apple começou a usar seus próprios chipsets em seus MacBooks, o que resultou em excelente duração da bateria e desempenho incrível no MacBook Air e MacBook Pro, o que muitas vezes deixou os laptops Windows rivais parecendo um pouco fracos.

Isso pode estar prestes a mudar. De acordo com um relatório de A beiraA Microsoft está confiante de que os próximos chips Snapdragon X Elite que serão usados ​​​​na próxima geração de PCs com Windows poderão finalmente ser mais rápidos do que o mais recente MacBook M3.

“A Microsoft está tão confiante nesses novos chips Qualcomm que está planejando uma série de demonstrações que mostrarão como esses processadores serão mais rápidos do que um MacBook Air M3 para tarefas de CPU, aceleração de IA e até mesmo emulação de aplicativos”, relatou The Verge.

Os chips da série M da Apple têm tido mais sucesso em alimentar aplicativos projetados para rodar em hardware Intel – algo que os chips Arm no Windows também têm lutado para fazer.

Espera-se que os novos chips Snapdragon X Elite sejam fornecidos nos novos computadores Surface da Microsoft, que deverão ser anunciados nas próximas semanas. Embora os laptops Windows mais recentes do mercado não sejam exatamente lentos, eles geralmente ficam atrás dos MacBooks mais recentes em desempenho puro e especialmente em longevidade – você pode usar confortavelmente qualquer novo MacBook M1, M2 ou M3 o dia todo, longe de uma tomada, mas o mesmo raramente pode ser dito até mesmo das alternativas topo de linha do Windows.

Diz-se que os novos laptops Windows serão equipados com processadores Arm, em vez de usar chips de parceiros de longa data Intel ou AMD. Os laptops Windows alimentados por Arm permitem que o hardware seja menor e mais compacto e são voltados para a eficiência da bateria, e não para a energia. Mas parece que a Microsoft está confiante de que o novo Snapdragon X Elite equipado com Arm poderá trazer sérios ganhos de desempenho.

Isso supostamente significa que os próximos laptops Microsoft Surface Pro 10 e Surface Pro 6 rodarão os novos chips, em vez dos chips Intel Core Ultra de última geração equivalentes que estamos vendo em outras novas máquinas Windows.

A Microsoft está apostando na inteligência artificial (IA) junto com muitas outras empresas de tecnologia, como a Samsung, cujos telefones Galaxy S24 foram lançados com recursos de IA em destaque. A Microsoft mudou o nome de seu assistente virtual de Cortana para Copilot, este último agora em formato de visualização em computadores com Windows 11.

A empresa espera que esses chips de próxima geração ajudem a potencializar a utilidade da IA ​​​​ao usar seu PC com Windows, solicitando que ele execute pesquisas na web, mas também tarefas específicas em aplicativos – algo que a IA tem dificuldade em fazer atualmente. A ideia é que você possa pedir para criar recursos visuais para um slide em um PowerPoint ou ajudá-lo a reformular algumas frases vitais em seu último documento do Word.

Diz-se que haverá um evento de lançamento da Microsoft em 20 de maio, onde esperamos que os novos computadores Surface sejam anunciados.

Share. Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr Telegram Email