Razer Kishi UltraRazer Kishi Ultra

No que diz respeito aos controladores estilo Backbone, o Razer Kishi Ultra é agora o melhor que você pode comprar. Sua qualidade de construção é excelente, suas alças de tamanho normal são extremamente confortáveis ​​e o aplicativo Razer Nexus gratuito oferece tudo que você precisa para tornar sua experiência de jogo móvel extremamente suave. No entanto, existem muitos, muitos outros controladores por aí que custam a metade desse preço, então apenas jogadores móveis sérios (com muito dinheiro) precisam se inscrever.

Análise do Razer Kishi Ultra: em resumo

  • O que é? O Razer Kishi Ultra é um controlador móvel estilo Backbone. É notável por ter alças de tamanho normal, trazendo-o a um nível de conforto que você normalmente obteria com controladores de console, como o Sony DualSense ou o controlador Xbox Series X. Ele também vem com software complementar gratuito (sem necessidade de assinatura) que oferece controle total sobre muitos detalhes, incluindo iluminação RGB, mapeamento de botões, ajuste de zonas mortas e muito mais.
  • Qual é o preço? O Razer Kishi Ultra custa US$ 149 nos Estados Unidos e € 169 na Europa.
  • Onde você pode comprá-lo? Você pode comprar o Razer Kishi Ultra diretamente na loja online da Razer, em suas várias lojas físicas e em muitos de seus varejistas parceiros.
  • Como testamos isso? Testei o Razer Kishi Ultra com um Samsung Galaxy S23 Ultra encaixado. No entanto, ele suporta qualquer telefone com porta USB-C, incluindo todos os modelos da série iPhone 15. Ele ainda oferece suporte a tablets pequenos, como um iPad Mini compatível com USB-C.
  • Vale a pena? No que diz respeito aos controladores de jogos móveis, o Razer Kishi Ultra está no topo da lista. É muito confortável de usar, oferece muita personalização e o software Nexus da Razer é útil para iniciar jogos, ajustar as configurações do controlador, fazer gravações de tela e muito mais. O mais importante, porém, é que “simplesmente funciona” em qualquer jogo, seja um título móvel padrão, um jogo emulado, um jogo transmitido, um jogo que só tem controles na tela, etc. preço, com a Razer pedindo US $ 150 pelo Kishi Ultra, tornando-o literalmente duas vezes mais caro que a maioria dos outros controladores de jogos que você pode adquirir. Este preço torna o Kishi Ultra difícil de recomendar a qualquer pessoa. Somente aqueles que jogam muito no celular e têm muito dinheiro para gastar devem se preocupar.

Você deveria comprar o Razer Kishi Ultra?

Software Razer Kishi Ultra NexusSoftware Razer Kishi Ultra Nexus

C. Scott Brown / Autoridade Android

Quando se trata de jogos, poucas empresas são tão reconhecíveis e distintas como a Razer. Sua estética minimalista e obsessão pela iluminação RGB tornaram-na uma das poucas marcas de jogos crossover que até mesmo os não jogadores conhecem e reconhecem. No entanto, quando se trata de jogos para dispositivos móveis, as contribuições mais conhecidas da Razer foram dois smartphones que não conseguiram sequer afetar o mercado. Desde essas perdas, a empresa apenas se desviou para o mundo dos controladores móveis, e o Razer Kishi Ultra – lançado em 18 de abril de 2024 – é agora o mais novo em sua lista.

A Razer lançou anteriormente alguns outros controladores móveis, incluindo o Kishi original e o Kishi V2. A principal diferença entre seus esforços anteriores e o Kishi Ultra é que esses controladores foram projetados para máxima portabilidade, enquanto o Ultra foi projetado para conforto. As alças grossas, os botões encolhidos e os manípulos analógicos rasos se foram, e em seu lugar estão componentes premium de tamanho normal, não muito diferentes do que você obteria de controladores de console, como um Sony DualSense ou um controlador Xbox Series X .

Este novo design torna o Kishi Ultra o controlador móvel estilo Backbone mais confortável que já usei. Não passo horas jogando jogos para celular, mas passo horas jogando jogos de console/PC, e tenho certeza de que poderia usar um Kishi Ultra pelo tempo que uso um controle “normal” sem esforço excessivo no pulso.

O Razer Kishi Ultra pode ser o melhor controlador móvel que já usei, mas é uma compra cara.

Uma das desvantagens desse novo foco no conforto, porém, é a portabilidade. Na imagem abaixo, você pode ver o Kishi Ultra próximo a um dos consoles Nintendo Switch originais e notará que ele é muito maior depois de encaixar um grande telefone Android (como o Samsung Galaxy S23 Ultra, que eu usado ao longo desta revisão). Como não há como remover ou quebrar a placa traseira retrátil do controlador, ela ocupa cerca de duas vezes mais espaço que um controlador de console normal, tornando o armazenamento e o transporte um pouco mais complicados também.

No entanto, esse tamanho grande também é uma vantagem para o controlador quando se trata de compatibilidade com uma ampla gama de dispositivos. O Kishi Ultra pode suportar praticamente qualquer telefone Android (mesmo com uma capa protetora grossa), todos os modelos da série iPhone 15 (e todos os futuros iPhones, já que todos terão suporte para USB-C) e até mesmo pequenos USB -C tablets, como as iterações mais recentes do iPad Mini.

É importante saber que o Kishi Ultra não possui conectividade sem fio. Ele não oferece suporte a Bluetooth e não pode ser ligado sem algo conectado a ele. Para conectar um dispositivo, tudo o que você faz é deslizá-lo no adaptador USB-C integrado (e não removível) do Kishi Ultra e, em seguida, travá-lo no lugar com a outra alça. Quando você conecta seu telefone ao conector USB-C, ele imediatamente começa a alimentar o controlador. Não há bateria dentro do controlador, então ele consumirá energia de tudo o que você conectar a ele. E, claro, isso fará com que a bateria do seu dispositivo descarrega mais rapidamente. Mas também alimenta a iluminação Chroma RGB, que, sejamos honestos, parece muito doentia.

Felizmente, o Kishi Ultra possui uma porta de passagem USB-C na parte inferior do punho direito, para que você possa conectar e carregar enquanto joga. Você também pode usar esta porta para conectar o Kishi Ultra diretamente ao seu PC para funcionar como um controlador com fio tradicional. Claro, você parecerá muito bobo usando o que parece ser um controlador normal quebrado ao meio com uma barra preta de 8 polegadas conectando cada alça. Além disso, o controlador também possui um fone de ouvido de 3,5 mm na outra alça, o que é um toque agradável.

Depois de conectar seu dispositivo ao controlador, você estará pronto para começar a jogar o que quiser. Na minha experiência, o Kishi Ultra “simplesmente funcionou” em tudo que joguei nele. Isso incluía jogos típicos para celular como Fortnite, jogos para PC transmitidos por meio do aplicativo Steam Link, jogos emulados por meio do Retroarch e até jogos que na verdade não têm suporte para gamepad, graças a um truque interessante ao qual voltarei mais tarde.

Baixar Razer Kishi Ultra NexusBaixar Razer Kishi Ultra Nexus

C. Scott Brown / Autoridade Android

Mesmo que o controlador funcione sozinho, a Razer realmente quer que você use o aplicativo Razer Nexus, que está disponível para Android e iOS. É isso que você usa para ajustar tudo no controlador, incluindo a iluminação RGB, remapear os botões e calibrar zonas mortas. Ele também atua como um inicializador de jogos, uma forma de gravar e compartilhar facilmente vídeos de jogos e muito mais. Felizmente, este aplicativo é totalmente gratuito – não é necessária assinatura.

O aplicativo Nexus também oferece suporte ao modo de controlador virtual. Isso permite que você use o controlador físico para manipular os controles virtuais de um jogo – útil se um título móvel não oferece suporte nativo a entradas físicas. Mas tenha cuidado: alguns jogos podem considerar isso trapaça, então se você quiser jogar competitivamente, verifique se isso não é contra as regras.

Portanto, a grande questão aqui é se vale a pena comprar o Razer Kishi Ultra. Resumindo: sim, o Razer Kishi Ultra é um controlador móvel incrível, confortável e versátil. É o melhor modelo que já usei em sua categoria. Mas, apesar de tudo isso, é difícil recomendar o Kishi Ultra a qualquer pessoa porque é muito, muito caro e oferece apenas alguns recursos que você não consegue obter em outros dispositivos.

Basicamente, o Razer Kishi Ultra se encaixa em um nicho específico e é muito, muito bom para atender esse nicho. Mas se você não está procurando especificamente um controlador somente móvel que faça tudo a um custo duas vezes maior que os concorrentes, existem outras opções por aí.

Razer Kishi UltraRazer Kishi UltraRazer Kishi Ultra
AA recomendadoAA recomendado

Razer Kishi Ultra

Gamepad superior • Conecte e instale • Leve • Ajuste perfeito

Ultra-carregado.

O Razer Kishi Ultra é um controlador móvel estilo Backbone. É notável por ter alças de tamanho normal, trazendo-o a um nível de conforto que você normalmente obteria com controladores de console, como o Sony DualSense ou o controlador Xbox Series X. Ele também vem com software complementar gratuito (sem necessidade de assinatura) que oferece controle total sobre muitos detalhes, incluindo iluminação RGB, mapeamento de botões, ajuste de zonas mortas e muito mais.

Quais são as melhores alternativas do Razer Kishi Ultra?

Herói Razer Kishi UltraHerói Razer Kishi Ultra

C. Scott Brown / Autoridade Android

Você pode adorar o Razer Kishi Ultra, mas também pode detestar seu preço exorbitante. Se você se enquadra nessa categoria, aqui estão algumas alternativas muito mais baratas que vale a pena conferir:

  • Razer Kishi V2 com USB-C ($ 92 na Amazon): A entrada anterior da Razer nesta categoria fará praticamente tudo o que o Kishi Ultra faz, mas com menos compatibilidade com telefones grandes/tablets pequenos e menos conforto devido à construção menos ergonômica. Ele também não possui Chroma RGB, um motor háptico e um conector de fone de ouvido de 3,5 mm, mas a um custo de US $ 99, você obtém muitos controladores por muito menos do que o Kishi Ultra.
  • GameSir G8 Galileo ($ 79,99 na Amazon): Este controlador telescópico de jogos móveis tem aparência e desempenho muito semelhantes ao Kishi Ultra por cerca de metade do preço. Os manípulos parecem um pouco mais grossos e você não terá a versatilidade do aplicativo Razer Nexus, mas se quiser apenas conectar seu telefone e jogar jogos para celular, o que mais você precisa? Além disso, o visual inspirado no SNES é bastante atraente.
  • Backbone One ($ 99,99 na Amazon): Demorou um pouco para conseguirmos um Backbone One compatível com Android, mas valeu a pena esperar. Não é tão versátil quanto o Ultra, mas é US$ 50 mais barato.
  • Sony DualSense ($ 69,99 na Amazon): Se o aspecto telescópico do Kishi Ultra não é importante para você, por que não comprar um dos melhores controladores padrão do mercado? Funcionará nativamente em Android, iOS, iPadOS, Windows, macOS, etc., oferece um dos melhores designs do mundo dos jogos e pode ser encontrado por menos da metade do preço do Kishi Ultra. Mesmo se você gastar em um suporte de telefone sofisticado, ainda gastará muito menos do que gastaria com um Kishi Ultra ou mesmo um Kishi V2.

Análise do Razer Kishi Ultra: Perguntas frequentes

Sim, você pode jogar Call of Duty Mobile com o Razer Kishi Ultra. Na verdade, o COD Mobile aparece por padrão no aplicativo Nexus (no entanto, você ainda precisará baixá-lo manualmente).

Sim, mas apenas no estado conectado. Além disso, isso não é recomendado devido ao fato de que você não pode remover a placa de montagem telescópica, então você acabaria jogando com um controlador muito longo e de aparência boba. É possível fazer isso, porém, com um cabo USB-C (não incluído).

Sim, o Kishi Ultra foi projetado para funcionar com telefones grandes e capas grossas. Na caixa do Kishi Ultra, você encontrará três conjuntos de suportes de borracha que você pode trocar para encontrar o ajuste perfeito para o seu dispositivo. Obviamente, alguns casos muito grossos podem não funcionar, mas a maioria deveria.

Sim, o aplicativo PS Remote Play aparece por padrão no aplicativo Razer Nexus. Basta baixá-lo e iniciá-lo; o Kishi Ultra deve funcionar.

Testamos o Kishi Ultra com a versão Android do Retroarch e tudo funcionou automaticamente. Outros emuladores – incluindo Dolphin e PPSSPP – também aparecem por padrão no aplicativo Nexus, então você deverá ver ampla compatibilidade com os emuladores móveis mais populares.

Sim, mas apenas iPhones modernos com portas USB-C (ou seja, a série iPhone 15). Não existe uma versão Lightning do Kishi Ultra, nenhuma maneira de trocar o conector USB-C e nenhum suporte sem fio, então este é um produto somente USB-C. Notavelmente, o suporte USB-C também permite que funcione com o iPad Mini, que cabe em sua estrutura grande.

Share. Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr Telegram Email