Edgar Cervantes / Autoridade Android
DR
- De acordo com uma fonte confiável, a Apple está discutindo com a OpenAI sobre trazer o poder do ChatGPT para o iOS 18.
- Anteriormente, a Apple estava em negociações intensas com o Google sobre o uso do Gemini no iOS.
- É possível que a próxima versão do iOS tenha recursos de ambas as empresas.
No ano passado, a IA esteve na moda. Os dois maiores lançamentos de smartphones dos últimos seis meses – a série Pixel 8 e a série Galaxy S24 – focaram fortemente no poder de IA dos telefones. Notavelmente, quase toda a IA é alimentada pelo Gemini do Google, mesmo nos telefones Samsung.
Anteriormente, ouvimos que a Apple também estava conversando com o Google sobre trazer recursos baseados no Gemini para o iOS 18, a próxima versão do sistema operacional. Isso faria sentido, pois o Google já fez isso pela Samsung. Agora, porém, Bloomberg Mark Gurman diz que a Apple está conversando com a OpenAI sobre trazer recursos do ChatGPT para iOS. É possível, portanto, que o iOS 18 apresente truques de IA desenvolvidos por Gemini e ChatGPT.
Para ser claro, esta não é a primeira vez que a Apple e a OpenAI falam sobre isso. No início deste ano, surgiram rumores de que a Apple e a OpenAI estavam conversando. Alegadamente, porém, essas negociações cessaram e as negociações com o Google foram retomadas. Gurman diz que a Apple e o Google ainda estão em discussão.
Em outras palavras, a Apple pode estar negociando entre as duas empresas para ver o que pode conseguir. Obviamente, a Apple não quer que o iOS 18 seja capaz de fazer exatamente as mesmas coisas que os telefones Pixels e Galaxy S podem fazer. São necessárias pelo menos algumas coisas exclusivas dos iPhones. É possível que o Google não possa (ou não queira) oferecer isso, então a Apple está perguntando à OpenAI sobre isso.
Infelizmente, Gurman não tem nenhuma informação sobre quais podem ser esses recursos potenciais. Por enquanto, porém, não é absurdo esperar que o iOS 18 suporte alguns dos recursos que já vimos nas séries Pixel 8 e Galaxy S24, com alguns novos recursos adicionais criados pela OpenAI. A Apple também tem seu próprio modelo de linguagem grande (LLM), no qual está trabalhando internamente, então é até possível que haja alguns recursos de IA feitos pela Apple nele.
Descobriremos mais em junho, quando a Apple realizará sua Worldwide Developers Conference (WWDC) anual.