Imagem de instalação do Ubuntu Desktop vs servidor

A imagem da área de trabalho permite que você experimente o Ubuntu sem alterar seu computador e, a seu critério, instale-o permanentemente mais tarde. Esse tipo de imagem é o que a maioria das pessoas deseja usar. Você precisará de pelo menos 1 GB de RAM para instalar a partir desta imagem.

A imagem de instalação do servidor permite instalar o Ubuntu permanentemente em um computador para uso como servidor. Ele não instalará uma interface gráfica de usuário.

O que há de novo

20 anos em construção. O Ubuntu 24.04 LTS reúne os avanços mais recentes do ecossistema Linux em uma versão criada para capacitar desenvolvedores de código aberto e oferecer inovação para os próximos 12 anos.

O caminho para o Noble Numbat provou ser uma jornada emocionante através de lançamentos provisórios sucessivamente ambiciosos, experimentando novas abordagens de segurança (e enfrentando CVEs de última hora), evoluindo nossos principais aplicativos de desktop e continuando nosso compromisso com o desempenho e a compatibilidade em uma ampla gama. de hardware suportado pelo novo kernel Linux 6.8.

  • Novo instalador de desktop com suporte para instalação automática
  • Novos aplicativos App Center e atualizador de firmware
  • GNOME 46 com suporte para ladrilhos de um quarto de tela
  • Suporte avançado ao objeto de política de grupo do Active Directory para usuários do Ubuntu Pro
  • Suporte experimental para criptografia completa de disco apoiada por TPM e criptografia ZFS

Repensando o provisionamento

Abordando a questão fundamental de “como faço para colocar o Ubuntu nesta máquina?” ainda é uma das nossas maiores prioridades. Embora hoje o Ubuntu seja fornecido pré-instalado em milhões de desktops, laptops e estações de trabalho em todo o mundo, graças às nossas parcerias com OEMs como Dell, HP e Lenovo, mais de dez vezes mais usuários instalam o sistema operacional a cada ano. Aqui está o que estamos adicionando para simplificar as instalações do Ubuntu.

Unificando a pilha

Nos últimos lançamentos provisórios, alinhamos a pilha de tecnologia subjacente do instalador de desktop para usar o mesmo back-end Subiquity do servidor Ubuntu, criando uma base de código consistente em ambas as plataformas para fornecer paridade de recursos e facilidade de manutenção. Isso é complementado por um novo front-end construído em Flutter, que foi significativamente iterado no ano passado para melhorar o acesso às opções de acessibilidade, aumentar a clareza na experiência do usuário e fornecer uma experiência aprimorada e aprimorada.

Opções adicionais de criptografia

Como parte dessa migração, trouxemos de volta a instalação guiada do ZFS como uma opção de sistema de arquivos e adicionamos suporte para criptografia ZFS. Também adicionamos orientações aprimoradas para configurações de inicialização dupla, principalmente em relação ao BitLocker. Uma solicitação importante dos usuários tem sido o suporte para criptografia completa de disco apoiada por hardware e faz sua primeira aparição de forma experimental no Ubuntu 24.04 LTS. Esta implementação tem certas limitações no lançamento que restringem seu uso aos dispositivos que requerem apenas um kernel genérico, sem drivers ou módulos de kernel de terceiros, e atualmente não suporta atualizações de firmware. Pretendemos estender a compatibilidade de hardware deste recurso ao longo do tempo dentro do ciclo de vida desta versão, com suporte para drivers NVIDIA como nossa primeira prioridade.

Instalação automática integrada

Uma das novidades mais interessantes é o surgimento do suporte à instalação automática no instalador gráfico. Usuários ou empresas que desejam criar um fluxo de instalação automatizado, repetível e personalizado agora podem fornecer o endereço de um arquivo autoinstall.yaml local ou remoto e deixar que o Subiquity assuma o controle a partir daí.

Confira este tutorial de introdução para ver como é fácil automatizar a criação de usuários, instalar aplicativos adicionais e configurar seu sistema de arquivos em um formato que você pode usar em várias máquinas.

Isso nos aproxima da meta de longo prazo de provisionamento sem toque, e planejamos adicionar suporte adicional para autenticação SSO para acessar arquivos de instalação automática protegidos em um ambiente corporativo posteriormente.

Novos aplicativos principais

Os novos recursos não param depois de instalar o Ubuntu Desktop. O novo App Center (também baseado em flutter) é outro destaque notável, trazendo um novo visual moderno e de melhor desempenho para a descoberta de aplicativos, com categorias mais claras e funcionalidade de gerenciamento de aplicativos. Desde o seu lançamento inicial, o App Center agora inclui um novo serviço de classificação para permitir que os usuários votem na qualidade de seus aplicativos e visualizem uma pontuação agregada de outros usuários. Essas pontuações, combinadas com outros metadados ricos disponíveis na Snap Store, tornarão mais fácil para nós fornecer mecanismos de descoberta adicionais, como gráficos de topo, mais populares ou atualizados recentemente.

Embora o App Center tenha como padrão uma visualização centrada no snap para nos permitir fornecer esses recursos de usabilidade, você ainda pode usá-lo para localizar e instalar pacotes deb por meio dos alternadores de pesquisa.

Como parte do desenvolvimento do novo App Center, dividimos as atualizações de firmware em seu próprio aplicativo dedicado. Isso não apenas permite uma experiência mais rica no gerenciamento de firmware, mas também melhora o desempenho, uma vez que o antigo aplicativo Ubuntu Software precisaria permanecer permanentemente em execução em segundo plano para verificar se há novo firmware em versões anteriores.

GNOME 46

O Ubuntu Desktop 24.04 LTS continua nosso compromisso de fornecer o melhor e mais recente GNOME com a versão 46. Esta versão oferece uma série de melhorias de desempenho e usabilidade, incluindo pesquisa e desempenho do gerenciador de arquivos, notificações expansíveis e opções de configurações consolidadas para acesso mais fácil.

Como sempre, o Ubuntu se baseia na excelente base fornecida pelo GNOME com uma série de extensões e adições. O seletor de cores permite que os usuários personalizem os destaques de sua área de trabalho de acordo com seu gosto, o buffer triplo melhora o desempenho nos drivers gráficos Intel e Raspberry Pi e a adição da extensão Tiling Assistant permite suporte a blocos de um quarto de tela para melhor gerenciamento do espaço de trabalho.

Rede consistente em desktops e servidores com Netplan 1.0

No Ubuntu 23.10 incluímos o Netplan como ferramenta padrão para configurar a rede no desktop, unificando a pilha entre servidor e nuvem, onde o Netplan tem sido o padrão desde 2016. Essa mudança permite que os administradores configurem consistentemente seu sistema Ubuntu, independentemente da plataforma. Com o recente lançamento do Netplan 1.0, todas as plataformas também se beneficiam de novos recursos relacionados à compatibilidade sem fio e melhorias de usabilidade, como status do netplan – diff.

É importante observar que o Netplan não substitui o NetworkManager e não impactará os fluxos de trabalho que preferem os métodos de configuração anteriores. O NetworkManager possui integração bidirecional com o Netplan, o que significa que as alterações feitas em qualquer uma das configurações são atualizadas e refletidas em ambas.

Você pode ler as notas de lançamento completas aqui.

Share. Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr Telegram Email