Mishaal Rahman / Autoridade Android

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  • Um novo recurso do Android 15 pode permitir que você force alguns jogos Android a rodar a mais de 60fps.
  • Muitos jogos Android são bloqueados a uma taxa de quadros de 60fps, apesar das taxas de atualização da tela chegarem a 144Hz.
  • Você ainda estará limitado pelas taxas de quadros que seu hardware pode realmente suportar.

Os telefones Android com telas de alta taxa de atualização estão por toda parte agora, mas ainda existem muitos jogos disponíveis para a plataforma que não suportam rodar a mais de 60fps. Há uma variedade de razões legítimas por trás do motivo pelo qual alguns desenvolvedores limitam seus jogos Android a 60fps, mas nem todos os jogos irão quebrar ou funcionar mal se forem forçados a rodar a uma taxa de quadros mais alta em alguns dispositivos. Essa é a ideia por trás de um novo recurso de desenvolvedor do Android 15 que permite desativar o limite padrão de taxa de quadros de 60fps para jogos.

Com o lançamento do Android 15 Developer Preview 2, a página de opções do desenvolvedor do Android agora tem um desativar a taxa de quadros padrão para jogos definindo que “desativar[s] limitando a taxa de quadros máxima para jogos em 60 Hz.” Os jogadores de Android que viram essa alternância ficaram entusiasmados com a perspectiva de um recurso que finalmente permitiria que eles jogassem seus jogos favoritos na taxa de atualização nativa de seus dispositivos. Infelizmente, o recurso só funcionará com um número bastante pequeno de jogos.

Taxa de quadros máxima do Android 15Taxa de quadros máxima do Android 15

Sob o capô, o desativar a taxa de quadros padrão para jogos alternar nas opções do desenvolvedor altera a propriedade do sistema persist.graphics.game_default_frame_rate.enabled entre “verdadeiro” e “falso”. Ao pesquisar essa propriedade no AOSP, consegui encontrar várias referências a um recurso de “substituição da taxa de quadros padrão do jogo” na pilha de gráficos do Android. Por exemplo, uma referência menciona como a disponibilidade do recurso é determinada pelo valor da propriedade do sistema mencionada anteriormente, mas que o valor real de substituição da taxa de quadros é determinado por outra propriedade do sistema, ro.surface_flinger.game_default_frame_rate_override.

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De acordo com comentários de código para o ro.surface_flinger.game_default_frame_rate_override propriedade do sistema, esse recurso se destina a cobrir o cenário em que um jogo não definiu sua própria taxa de quadros desejada por meio do setFrameRate() API. Em outras palavras, o desativar a taxa de quadros padrão para alternar jogos no Android 15 só funcionará para jogos que não definem explicitamente sua própria taxa de quadros máxima. A maioria dos jogos especifica uma taxa de quadros para garantir uma experiência estável e consistente, portanto, provavelmente não existem muitos jogos nos quais esse recurso funcione.

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Além disso, esta nova substituição tem uma prioridade mais baixa do que qualquer intervenção no modo de jogo definida pelo OEM. Por exemplo, o Android 13 adicionou aceleração de FPS como uma intervenção disponível na API Game Mode do Android. Se um OEM decidir limitar o FPS de um jogo específico usando esta intervenção, o novo recurso do Android 15 não funcionará para esse jogo nos dispositivos do OEM.

Desde o ro.surface_flinger.game_default_frame_rate_override não foi configurado em meu Pixel 8 Pro executando a última visualização do desenvolvedor do Android 15, tive que definir a propriedade para testar esse recurso manualmente, caso contrário, o padrão é 60. No entanto, não consegui encontrar um jogo em que esse recurso realmente funcionasse com durante meu breve teste. Consegui fazer o Minecraft: Pocket Edition rodar a 120fps no meu Pixel 8 Pro com esse recurso ativado, mas isso só porque o jogo parece estranhamente travado em 60fps nos dois Pixels que testei, embora funcione bem a 120fps em todos os outros dispositivos que tentei.

Há dicas no código-fonte do Android de que esse recurso será usado pelo serviço Game Manager do Android, que é o serviço de sistema subjacente usado pela API Game Mode do Android, então é possível que uma alternância mais proeminente voltada para o usuário seja adicionada ao Game Dashboard do Android em o futuro. Por enquanto, porém, o recurso está oculto atrás das opções do desenvolvedor precisamente porque não se destina aos usuários no momento. Mesmo assim, se você encontrar um jogo em que esse recurso funcione, poderá ter uma experiência de jogo mais agradável.

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