Logotipo do Android 15 em fotografia de estoque de smartphone (7)Logotipo do Android 15 em fotografia de estoque de smartphone (7)

Edgar Cervantes / Autoridade Android

DR

  • O Android 15 está preparando um novo recurso que informará aos usuários o tempo restante de vida útil do armazenamento interno de seus dispositivos.
  • Como outros componentes de hardware, os chips de armazenamento têm uma vida útil limitada que é afetada pela quantidade de uso.
  • O Android executa rotineiramente manutenção em chips de armazenamento para prolongar sua vida útil, mas os usuários atualmente não podem saber quanto tempo de vida resta ao chip de armazenamento de seu dispositivo.

Com as empresas de smartphones adotando políticas cada vez mais longas de atualização de telefones, tornou-se cada vez mais importante considerar fatores como disponibilidade de peças pós-venda e facilidade de auto-reparo ao comprar um novo telefone. Afinal, mesmo que o fabricante do seu telefone prometa fornecer sete anos de suporte de software, o hardware do seu telefone durará tanto tempo? Existem etapas fáceis que você pode seguir para maximizar a vida útil da bateria, mas não há muito que você possa fazer para prolongar a vida útil do chip de armazenamento do seu telefone. Para começar, não há como descobrir a vida útil restante do chip de armazenamento do seu telefone. Felizmente, isso mudará na atualização do Android 15.

Desde o final do ano passado, o Google tem trabalhado para trazer à tona informações úteis sobre o hardware do seu telefone. Tudo começou com informações relacionadas à saúde da bateria, como data de fabricação, contagem de ciclos e estado de saúde, que são fatores úteis para saber quando é hora de substituir a bateria do seu telefone. Algumas dessas informações foram brevemente mostradas no Configurações > Sobre o telefone > Informações da bateria página antes de ser removida na atualização QPR2 do Android 14 de março, uma vez que a página supostamente deveria ser habilitada apenas no próximo Pixel 8a e posteriores.

Informações da bateria do Android 14 QPR1Informações da bateria do Android 14 QPR1

Mishaal Rahman / Autoridade Android

Juntamente com informações relacionadas à saúde da bateria, o Google também planeja divulgar informações sobre a saúde do componente de armazenamento do dispositivo. Ambos os conjuntos de informações serão exibidos em um novo aplicativo “Device Diagnostics”. Nos bastidores, o aplicativo Device Diagnostics utilizará uma nova API de vida útil de armazenamento no Android 15 que “retorna a vida útil restante do dispositivo de armazenamento interno, como uma porcentagem inteira”. Se a API retornar 90, por exemplo, isso significa que resta 90% da vida útil do dispositivo de armazenamento.

Patch AOSP implementando API de vida útil de armazenamentoPatch AOSP implementando API de vida útil de armazenamento

Mishaal Rahman / Autoridade Android

Embora o patch mencionado acima ainda não tenha sido incorporado ao AOSP, a API já está presente e habilitada na versão mais recente do Android 15 beta 1. Isso ocorre porque o patch que o Google enviou ao AOSP já foi incorporado à base de código interna do Android do Google, que é o que a empresa realmente usa para fazer suas compilações do Android. A própria API simplesmente disponibiliza informações que o Android já estava coletando para aplicativos (do sistema).

API para obter o tempo restante de armazenamentoAPI para obter o tempo restante de armazenamento

Mishaal Rahman / Autoridade Android

A descrição do patch inicial que implementa esta nova API diz que ela apenas “difere ligeiramente da API anterior, que existe[ed] para manutenção ociosa.” A manutenção ociosa ocorre quando o Android corta blocos não utilizados no sistema de arquivos, o que é útil para chips de armazenamento flash. Cortar excessivamente blocos não utilizados pode reduzir a vida útil do chip de armazenamento, e é por isso que é necessário verificar a integridade do chip UFS e executar a manutenção ociosa de maneira inteligente. Na verdade, o Android 13 introduziu um serviço de manutenção ocioso mais inteligente para esse propósito exato.

Patch AOSP implementando recurso de vida útil de armazenamentoPatch AOSP implementando recurso de vida útil de armazenamento

Mishaal Rahman / Autoridade Android

O patch inicial também menciona que esse valor “destina-se a ser exibido aos usuários”, portanto, é provável que os usuários tenham acesso ao aplicativo Device Diagnostics em uma versão beta futura. No entanto, apenas alguns dispositivos (como a linha Pixel do Google) reportarão o tempo de vida útil restante do armazenamento com granularidade de 1%, enquanto outros reportarão com granularidade menos precisa de 10%. Isso significa que o valor restante da vida útil do armazenamento não será uma métrica útil em todos os dispositivos, infelizmente.

Isso presumindo que ele estará disponível porque nem todos os dispositivos suportam a exibição do tempo de vida útil restante do armazenamento. Os dispositivos precisam coletar e compartilhar essas informações com o sistema operacional Android por meio do Health HAL. Em dispositivos que não fazem isso, a API de vida útil do armazenamento retornará -1, o que significa que o recurso não é compatível. O fato de um dispositivo oferecer suporte a essa API depende do OEM ou do fornecedor do chip de armazenamento, já que o Google atualmente não exige que dispositivos sejam compatíveis. Porém, se você tiver um dispositivo Pixel com Android 15, a API de vida útil de armazenamento é totalmente compatível e será usada pelo aplicativo Device Diagnostics para mostrar a vida útil restante do chip de armazenamento do seu dispositivo Pixel.

Tem uma dica? Fale Conosco! Envie um e-mail para nossa equipe em [email protected]. Você pode permanecer anônimo ou obter crédito pelas informações, a escolha é sua.

Share. Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr Telegram Email