A Itália, muitas vezes celebrada pela sua rica história, costas deslumbrantes e cozinha deliciosa, também esconde dentro das suas fronteiras um país das maravilhas do inverno que implora por exploração: as Dolomitas. Esta cordilheira no nordeste da Itália se transforma em um paraíso nevado durante os meses de inverno, oferecendo diversas atividades que atendem a todos, desde a alma aventureira até aqueles que buscam tranquilidade em meio à natureza.

Faça uma pausa na vida mundana e deixe que os picos das montanhas e as cidades o encham de alegria enquanto planeja uma viagem às Dolomitas no inverno. Aqui está uma lista das principais coisas para fazer nas Dolomitas durante os meses de inverno.

Leitura relacionada: As 9 melhores cidades do Dolomitas

1. Faça caminhadas na montanha

As montanhas fazem das Dolomitas o destino icônico que são. Os locais são incrivelmente majestosos e você sempre pode encontrar uma trilha que funcione para você. Cada passeio de montanha proporcionará uma vista deslumbrante diferente dos outros, por isso escolha sabiamente entre os numerosos passeios privados. Você também pode caminhar autoguiado se conhecer terrenos semelhantes.

Além dos pontos turísticos, considere a dificuldade da trilha e o tempo de caminhada. Algumas rotas, como a Tofana di Mezzo em Cortina d’Ampezzo ou a Seceda em Val Gardena, são adequadas para iniciantes, pois levam menos de uma hora. Caminhantes experientes também podem caminhar ao sul do Geisler. O percurso leva em média três horas de caminhada, mas pode demorar um pouco mais se você quiser diminuir a velocidade e apreciar a vista do trajeto.

2. Organize uma viagem de esqui

As cadeias de montanhas Dolomitas também são um fantástico destino de esqui para os turistas. Quando chega o inverno, os locais ficam frios e com neve rapidamente. E não há necessidade de se preocupar se o tempo piorar – os resorts possuem modernas máquinas de fazer neve para garantir uma experiência divertida de esqui. Só falta fazer alguns preparativos.

Livigno é outro ótimo destino de esqui na Itália, confira:

Encontre o seu equipamento

Esquiar requer bastante equipamento. Pegue alguns esquis e bastões. Também é essencial encontrar botas de esqui. Você precisa manter os pés aquecidos e segurar bem os esquis. Proteja sua cabeça com um capacete e alguns óculos de proteção também.

Se você é iniciante ou não planeja esquiar muito, alugue equipamento de esqui. Alguns resorts oferecem equipamentos de esqui com hospedagem e passes. Você pode comprar o seu próprio se quiser ser um esquiador genuíno – lembre-se de trazer uma mala maior.

Escolha suas encostas

Assim como as trilhas nas montanhas, as pistas de esqui terão seus próprios níveis de dificuldade. Tente explorar diferentes locais nas Dolomitas e escolha uma colina para você. Lembre-se que alguns trechos da montanha possuem rotas sem manutenção, o que pode torná-la um pouco mais desafiadora e perigosa.

Iniciantes e esquiadores experientes podem visitar Ortisei The Dolomiti Superski em Val Gardena. Este spot oferece rotas de esqui com diferentes inclinações. Quem quiser aprender esqui pode solicitar aulas de instrutor nas trilhas mais acessíveis.

Leitura relacionada: Coisas para fazer antes de chegar às pistas de esqui

As encostas da Rocca PietoreAs encostas da Rocca Pietore
As encostas da Rocca Pietore

Priorize sua segurança

Esquiar é divertido, mas não faça isso às custas da sua segurança. Sempre use seu capacete. Você também pode aplicar protetor solar nas partes expostas do rosto e das mãos, pois ficará exposto ao forte sol do inverno.

O esqui alpino é o tipo de esqui mais seguro que os esquiadores iniciantes podem praticar. Tudo o que você precisa fazer é começar do topo de uma colina e esquiar até o final. Existem teleféricos para usar para dar impulso, mas lembre-se de acertar o pouso. Use amarrações para se amarrar e evitar lesões.

As Montanhas Dolomitas são mais conhecidas pelo esqui sertão, também conhecido como esqui fora de pista. Comparado ao esqui alpino tradicional, o esqui sertão envolve mais liberdade para deslizar pela natureza nevada. Você pode ir além da estação de esqui para explorar uma variedade maior de terrenos ao longo das encostas das montanhas.

O Arraba oferece preparação abrangente de pistas, ideal para esquiadores ávidos do interior. Lembre-se de viajar em grupo, pois essas áreas são mais não obrigatórias e arriscadas. Leve telefones ou outros dispositivos de comunicação ao esquiar no interior.

3. Tenha um dia de atividades na neve

Existem outras maneiras além de esquiar para se divertir na neve. Os entusiastas da aventura podem praticar snowboard e deslizar pelo circuito Sella Ronda no sentido horário. No Greta and Gummer Snowpark, você pode fazer anjos de neve ou bonecos de neve. Dito isto, talvez você não consiga replicar as gigantescas esculturas de neve de Croda Rossa.

Alternativamente, ande de trenó com alguns amigos. Você pode alugar um trenó coletivo ou reservar um passeio divertido com alguns dos huskies mais adoráveis ​​do planeta. Huskysleddog em San Martino in Badia pode levá-lo ao longo do Passo delle Erbe, puxando você pelos bosques nevados das Dolomitas. Concentre-se em relaxar e tirar fotos.

4. Patine no gelo

O que é o inverno sem um pouco de patinação no gelo? Visite o Estádio Olímpico de Gelo em Cortina d’Ampezzo para conferir a pista histórica e fazer uma sessão de patinação. Como o nome sugere, a estrutura foi conceituada e criada para os Jogos Olímpicos de Inverno de 1956.

Veja instrutores profissionais oferecendo aulas para transformá-lo em um grande patinador artístico ou simplesmente dê um zoom para se divertir sozinho. Se você encontrar alguns shows e competições na pista durante sua visita, aproveite. Compre ingressos para assistir a patinadores profissionais ou a um jogo de hóquei no gelo.

5. Tire fotos perto dos lagos

Além das famosas montanhas das Dolomitas, há uma ampla seleção de lagos que você pode visitar e tirar fotos panorâmicas deslumbrantes de. Não deixe de visitar o Lago di Braies e o Lago di Carezza, destinos renomados que todo turista deve reservar um tempo para conhecer.

Alguns lagos, como o Lago di Misurina, permitem nadar. No entanto, pode estar muito frio, especialmente quando se viaja durante o pico do inverno. Visite as Dolomitas novamente no verão para aproveitar tudo o que elas oferecem.

Leitura relacionada: Melhores lugares para visitar no norte da Itália

Dolomitas no inverno - O que fazer nas Dolomitas no invernoDolomitas no inverno - O que fazer nas Dolomitas no inverno
Uma doca com vista para o Lago Braies

6. Caminhada na neve pelos parques

Algumas pessoas gostam de caminhar para se divertir e não faltam nas Dolomitas. Dirija até o Parque Nacional Belluno Dolomites e encare o desafio de caminhar até o fim. O local se estende por 32 mil hectares, oferecendo inúmeras paisagens da natureza.

Lembre-se de manter seu carro intacto durante a sessão de passeio e trekking, principalmente se for um aluguel que você irá devolver. Você pode obter pneus de neve com tachas para dirigir com segurança em estradas escorregadias. Você também pode estacionar em espaços públicos seguros. Existem várias áreas gratuitas, como a estação do teleférico Seiser Alm ou o parque de estacionamento Mulin da Coi.

7. Compre em mercados

Os shopping centers são abundantes nas Dolomitas, repletos de todos os tipos de mercadorias e bugigangas. Dedique um dia inteiro no Trentino Dolomites para vasculhar a comida e os produtos. Você pode até comprar alguns souvenirs de viagem para lembrar da viagem.

Para obter algumas joias italianas, dirija até o Tirol do Sul. Fique atento às compotas e conservas artesanais. A região também oferece queijo Stilfser especial e presunto Speck. Adicione um pouco de pão e você terá uma cesta de piquenique completa.

Há também algumas lindas estatuetas de madeira de Val Gardena para guardar como lembrança. A escultura em madeira começou como uma tradição no século XVII para desencadear um novo comércio. Você pode até dirigir e visitar oficinas locais para aprender mais sobre o processo de fabricação.

8. Coma boa comida

As Dolomitas têm muitos pratos deliciosos para experimentar. Mesmo com a reputação de Roma de servir cardápios aos turistas com comida genérica, fique atento. Você certamente encontrará bons alimentos para usar como combustível em suas atividades de inverno.

aqui estão alguns exemplos:

  • Pizzaria Caffè Villa Sella: Visite esta pizzaria aconchegante para saborear uma fatia de pizza saborosa. Você pode encontrar sabores familiares como Margherita ou novos como o Wurstel, que apresenta a versão europeia de cachorro-quente. Não se esqueça do strudel de maçã depois.
  • AlpiNN de Norbert Niederkofler: O chef local com três estrelas Michelin, Norbert Niederkofler, abriu seu próprio espaço gastronômico, oferecendo um menu que segue sua filosofia Cook the Mountain. Experimente um jantar requintado com seus pratos e pratos de massa.
  • Restaurante e Pizzaria Cristlá: Cristlá em San Martino tem deliciosos raviólis para saciar. Você não pode pular a sobremesa superestrela, pois a tortinha de framboesa oferece a doçura certa.
  • Delícias Gioia: Kostlichkeiten Gioia Quaint é uma loja de sorvetes pitoresca em Ortisei com vários sabores excelentes. Quando estiver na Itália, lembre-se que o verdadeiro gelato é mais denso e rico que o sorvete, pois passa por um processo de batedura.
  • Refúgio Burz: O Rifugio Burz em Arraba tem seu próprio restaurante, oferecendo uma vista fantástica das Dolomitas enquanto você come. É melhor reservar com antecedência se quiser sentar-se à chegada. Solicite um lugar na esplanada e inclua a lasanha no seu pedido.
  • Restaurante Cianza: O Ristorante Cianza tem um ambiente relaxante com seu interior em estilo chalé que realmente combina com as Dolomitas. Venha jantar para saborear bruschetta e um de seus coquetéis inebriantes.
  • Gostner Schwaige: Gostner Schwaige é um restaurante pouco convencional com comida deliciosa obtida na cozinha de cabanas de montanha. Você pode até fazer aulas de culinária para aprender algumas dicas e truques novos.
  • Daniel Hutte: Experimente a culinária alemã de Daniel Hütte em Val Gardenia. Peça o Knodel, um bolinho gigante cozido no vapor feito de purê de batatas.
  • Clube Moritzno: Se você deseja frutos do mar, vá ao Club Moritzno. O restaurante é mestre na criação de pratos únicos, como macarrão com tinta de lula e carpaccios de vieira.

9. Stargaze por uma cabana na montanha

Pode ser difícil ver as estrelas em cidades cheias de luz. Mas quando você está nas montanhas Dolomitas, todos aqueles brilhos parecem claros como o dia. O céu noturno médio brilha 9,6% mais forte de 2011 a 2022. Organize uma noite de observação de estrelas com amigos ou sozinho.

Mesmo se você estiver hospedado em um hotel, reserve pelo menos uma noite em uma cabana na montanha na floresta. A Baita Segantini é um destino popular para viajantes de montanha, localizada a uma hora de Passo Rolle. Há também o Astrovillaggio Val d’Ega, que oferece um observatório astronômico. Obtenha uma visão completamente desobstruída do céu para guardar para sempre.

Céu estrelado acima do Lago CarezzaCéu estrelado acima do Lago Carezza
Céu estrelado acima do Lago Carezza

10. Organize um dia de spa

Se o frio do inverno nas Dolomitas persistir, considere organizar um dia de spa. Esta experiência é a melhor forma de se recuperar de um dia na neve. A maioria dos hotéis, como o Rifugio Lagazuoi, possui sauna própria. Você pode até reservar um quarto e apreciar a vista antes de dar um mergulho.

Você também pode visitar resorts de bem-estar dedicados a oferecer uma experiência de spa luxuosa. Imagine receber uma massagem de corpo inteiro enquanto olha pela janela e observa a neve cair nas encostas das montanhas e nas árvores.

Que tal participar de um retiro de caminhada e ioga nas Dolomitas?

Embarque em um retiro de 7 dias nos Alpes italianos nas Dolomitas, começando com boas-vindas no Aeroporto Marco Polo de Veneza e traslado ao Hotel Kolfuschgerhof. Experimente atividades de bem-estar, aulas de culinária ladina, caminhadas panorâmicas, incluindo Sass Ciampac e Rifugio Cherz, um passeio de bicicleta elétrica por Alta Badia e uma sessão de degustação de vinhos.

Desfrute de refeições tradicionais italianas, vistas deslumbrantes e um jantar de despedida em Corvara.

Sua jornada combina bem-estar, delícias culinárias e exploração das paisagens deslumbrantes e cidades encantadoras das Dolomitas.

Preço desde 4.202€ para 7 dias/6 noitesIncluindo:

– 6 noites de hospedagem
– Refeições
– Transfer de e para o aeroporto
– Todas as excursões
– Aula particular de culinária italiana
– Caminhadas guiadas
– Passeio de bicicleta elétrica
– Aulas de ioga
– Oficinas

Reserve aqui!

Faça uma viagem memorável às Dolomitas no inverno

As Dolomitas italianas são um espetáculo para ser visto, especialmente no seu elemento. Passe pela região quando visitar durante o inverno para vivenciar novas experiências. Reserve seus ingressos e experiências com antecedência, pois outras pessoas podem estar de olho nos mesmos locais e atividades que você deseja.



Share. Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr Telegram Email