Robert Triggs / Autoridade Android
DR
- Com o iOS 17.4, o iPhone 12 parece ter ganhado a capacidade de carregar a velocidades máximas de 15 W usando carregadores Qi2 não MagSafe.
- Anteriormente, os carregadores não MagSafe eram limitados a velocidades de carregamento de 7,5 W.
- O iPhone 13 e os modelos mais recentes já receberam suporte para carregamento Qi2 com a atualização do iOS 17.2.
Embora a Apple não tenha confirmado oficialmente, a recente atualização do iOS 17.4 parece ter trazido discretamente um recurso dos iPhones mais recentes para o iPhone 12.
Um novo relatório de Macmundo indica que o iPhone 12 agora pode atingir velocidades completas de carregamento sem fio de 15 W quando usado com carregadores magnéticos não MagSafe Qi2 – um recurso anteriormente considerado reservado para modelos de iPhone mais recentes.
A Apple introduziu o carregamento sem fio MagSafe com a série iPhone 12. Embora os iPhones MagSafe suportem velocidades de carregamento sem fio de até 15 W, o uso de um carregador sem fio sem certificação MagSafe limitava anteriormente as velocidades de carregamento a 7,5 W muito mais lentos.
No entanto, Macworld’s testes mostram que, quando conectados magneticamente a carregadores não MagSafe Qi2, seus telefones da série iPhone 12 rodando em iOS 17.4 correspondem à velocidade dos carregadores MagSafe certificados pela Apple, exibindo até mesmo a animação de carregamento exclusiva de 15 W.
A série iPhone 15 foi a primeira a oferecer suporte oficial ao Qi2, e a Apple estendeu esse suporte para as séries iPhone 13 e 14 logo depois com a atualização do iOS 17.2. Notavelmente, as velocidades aumentadas de carregamento sem fio de 15 watts são aplicáveis apenas aos modelos padrão do iPhone 12 e iPhone 12 Pro. O iPhone 12 Mini (e o iPhone 13 Mini) tem um limite de carregamento sem fio de 12 W.
Sucessor do amplamente difundido padrão Qi, o Qi2 oferece melhor eficiência e incorpora alinhamento magnético inspirado na tecnologia MagSafe. A Apple desempenhou um papel crucial no seu desenvolvimento, partilhando as suas especificações MagSafe com o Wireless Power Consortium (WPC). A partir de agora, mesmo os carros-chefe do Android mais recentes, como o Galaxy S24 Ultra ou OnePlus 12, não suportam carregamento Qi2.
Alguma ambiguidade permanece
Curiosamente, a Apple não incluiu esta mudança na compatibilidade do iPhone 12 com carregadores Qi2 nas notas de lançamento do iOS 17.4. A situação se torna ainda mais intrigante quando se consideram as informações conflitantes fornecidas pelos fabricantes de acessórios.
A Belkin, um parceiro confiável da Apple, afirma firmemente que o iPhone 12 é compatível com Qi2. A Anker, no entanto, envia sinais confusos, incluindo o iPhone 12 como um dispositivo compatível em alguns de seus produtos Qi2 e omitindo-o em outros. Esperançosamente, a Apple fornecerá em breve mais clareza sobre a compatibilidade do iPhone 12 com carregadores Qi2.