Usar uma VPN para navegar na web com segurança e privacidade é muito comum em 2024, mas se você estiver usando um computador com Windows 10 ou Windows 11, poderá descobrir que sua navegação na Internet ficou um pouco menos segura.

A Microsoft confirmou (através da Computador bipando) que sua atualização de segurança de abril de 2024 para Windows quebrou conexões VPN – que é ‘rede privada virtual’ – para muitos usuários. Não importa qual produto VPN você está usando, pois parece que o bug desagradável pode impedir o funcionamento do serviço de qualquer empresa.

“Os dispositivos Windows podem enfrentar falhas de conexão VPN após a instalação da atualização de segurança de abril de 2024 (KB5036893) ou da atualização de visualização não relacionada à segurança de abril de 2024”, afirmou a Microsoft em uma página de atualização para o lançamento de segurança, que é distribuído gratuitamente para PCs com Windows. download de software. Essas atualizações podem ser encontradas na seção Windows Update das configurações do seu computador e geralmente são instaladas automaticamente.

A Microsoft acrescentou que estava “trabalhando em uma resolução e fornecerá uma atualização em uma próxima versão”, sugerindo que se você tiver a atualização instalada e sua VPN não estiver funcionando, ela continuará a não funcionar até que a Microsoft lance uma atualização de software para corrigir o problema.

A lista de versões afetadas do Windows é Windows 11, versão 23H2; Windows 11, versão 22H2, Windows 11, versão 21H2, Windows 10, versão 22H2 e Windows 10, versão 21H2.

VPNs são ferramentas de segurança úteis e geralmente são serviços pagos adquiridos de empresas terceirizadas, como o popular Nord VPN ou Express VPN. Eles são comumente usados ​​para manter seus dados seguros e protegidos ao navegar em redes Wi-Fi públicas abertas e inseguras, mas também podem ser usados ​​para assistir a conteúdo de streaming bloqueado geograficamente.

Ao viajar para o exterior, as VPNs também são úteis para fazer login em aplicativos pessoais ou de trabalho que estão disponíveis apenas em determinados países. Eles também são usados ​​nos negócios para acessar servidores remotos com segurança – portanto, se você ficar repentinamente sem um, isso poderá ser bastante inconveniente.

A Microsoft está planejando encerrar o suporte para o Windows 10 em outubro de 2025, quando os usuários poderão ser forçados a atualizar seu software para o Windows 11 mais recente ou a pagar por um novo PC se quiserem o software seguro mais recente, mas possuem hardware que é muito antigo para baixe.

Share. Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr Telegram Email