Com mais de um século de existência, o índice acionário mais antigo de Wall Street atingiu a marca inédita dos 40 mil pontos durante o pregão desta quinta-feira (16)

A quebra de recordes, no entanto, começou no dia anterior: ontem (15), o Dow Jones fechou a sessão no maior nível, aos 39.908 pontos —- o que permitiu que a nova marca histórica fosse alcançada com uma leve alta hoje. 

Além da data, o recorde teve hora: os 40 mil pontos foram registrados por volta de 12h (horário de Brasília) — e motivo: a expectativa de afrouxamento monetário nos Estados Unidos ainda neste ano, após dados recentes de inflação. Siga os mercados.

Divulgado ontem (15), o índice de preços ao consumidor (CPI, na sigla em inglês) subiu 0,3% ante março, segundo dados com ajustes sazonais publicados pelo Departamento do Trabalho. O núcleo do CPI, que exclui os voláteis preços de alimentos e energia, também avançou 0,3% na comparação mensal.

Em termos anuais, o CPI dos EUA subiu 3,4% em abril, desacelerando frente ao aumento de 3,5% de março. Já o núcleo do CPI teve incremento anual de 3,6% no mês passado, perdendo força ante a alta de 3,8% de março.

Mesmo o CPI não sendo o indicador de inflação preferido do Federal Reserve, a desaceleração elevou as expectativas de corte dos juros norte-americanos até setembro.

  • LEIA TAMBÉM: Casa de análise libera carteira gratuita de ações americanas para você buscar lucros dolarizados em 2024. Clique aqui e acesse.

O que é o Dow Jones? 

Criado em 1896 pelo jornalista norte-americano Charles Dow, o Dow Jones é um indicador de ações mais restrito que os demais de Nova York: o S&P 500 e o Nasdaq — que também têm renovado recordes nas últimas semanas. 

Quando começou a operar, Dow Jones era composto apenas por 12 ações. Hoje, o índice tem ações das 30 maiores empresas dos Estados Unidos — sendo sete do setor de tecnologia. 

Nenhuma ação de serviços públicos ou de transporte faz parte do indicador. 

Além disso, há uma diferença nos métodos de cálculo. Enquanto o S&P 500 é ponderado pelo valor de mercado das companhias, o Dow Jones é calculado pelo preço — ou seja, as mudanças nas ações de maior preço têm um impacto maior sobre o índice. 

Dada a restrição de empresas, o Dow Jones seguiu negociado abaixo dos 1 mil pontos até o início da década de 1970. A marca foi alcançada em 14 de novembro de 1972, pouco mais de uma semana depois da vitória de Richard Nixon à presidência dos Estados Unidos.

Com o pico da bolha pontocom, o Dow Jones fechou aos 10 mil pontos pela primeira vez em 29 de março de 1999. 

E, somente 50 anos depois da marca dos 1 mil pontos, conseguiu alcançar os 30 mil pontos — em novembro de 2020. 

Fonte: SeuDinheiro

Share.