O Banco da Inglaterra (BoE, na sigla em inglês) decidiu nesta quinta-feira (20) novamente manter sua taxa básica de juros em 5,25%, após concluir sua reunião de política monetária. A decisão do BoE de manter os juros no nível mais alto em 16 anos veio em linha com a expectativa de analistas.

Segundo a ata da reunião, mais uma vez não houve unanimidade na decisão, repetindo o placar de 7 a 2 pela manutenção dos juros do encontro de maio. Os dois diretores com voto divergente sugeriram um corte de 25 pontos-base na taxa.

O comitê MPC do BoE reconheceu que a inflação CPI de doze meses no Reino Unido se comportou melhor, recuando de 3,2% anualizados em março para 2,0% em maio, e que os indicadores das expectativas de inflação de curto prazo também continuaram a moderar, especialmente para as famílias.

Continua depois da publicidade

Mas foi descrito que a inflação de serviços ficou em 5,7% em maio, pouco abaixo dos 6,0% de março, um pouco acima do projetado.

Segundo o BoE, a política monetária terá de permanecer restritiva durante tempo suficiente para devolver a inflação à meta de 2% de forma sustentável a médio prazo. “O Comitê avalia desde o outono passado que a política monetária precisa ser restritiva por um longo período de tempo até que o risco de a inflação ficar embutida acima da meta de 2% se dissipe”, diz o comunicado.

Fonte: InfoMoney

Share.