O maior fundo imobiliário da B3 no segmento de shopping centers incluiu um empreendimento de peso no portfólio. O XP Malls (XPML11) anunciou a aquisição de até 21% de participação indireta do Shopping Rio Sul, na zona sul do Rio de Janeiro.

A gestora do fundo, que possui mais de 464 mil acionistas, se uniu a outros investidores estratégicos para adquirir 54% do imóvel, incluindo a administradora Allos (ALOS3), que terá 15% do empreendimento.

Segundo o comunicado enviado à Comissão de Valores Mobiliários (CVM), a expectativa é que a participação e administração da Allos alavanque o desempenho do ativo, por ser “uma das maiores operadoras de shoppings centers do país”.

O valor da aquisição não foi revelado, mas o mercado especula que o negócio deve custar até R$ 1,2 bilhão

A transação já vinha sendo especulada após o XP Malls concluir uma oferta bilionária de R$ 1,8 bilhão. O montante foi a maior soma levantada pelos FIIs em 2024 e também a maior captação individual já realizada na indústria.

As gestoras assinaram um Memorando de Entendimentos Vinculante, que é uma das etapas finais para a conclusão da compra. Agora, a aquisição precisará ser aprovada pelo Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade).

O Shopping Rio Sul está localizado em Botafogo, região nobre do Rio de Janeiro, e é considerado um “trophy asset” – propriedade excepcionalmente rara e com alta demanda de investidores –, segundo as gestoras dos fundos XP Malls e Allos

Até o momento, o imóvel é controlado pela FIP Retail, que possui 54% do empreendimento. Com a aquisição, o imóvel passará a “ter grande representatividade no portfólio do XP Malls”, informou a gestora. Já para a Allos, o empreendimento será o terceiro maior shopping no portfólio da companhia.

Vale ressaltar que a XP Malls vem reciclando a carteira desde o ano passado, quando adquiriu participação em sete shopping centers e vendeu fatia de outros dois empreendimentos.

Fonte: SeuDinheiro

Share.