As pequenas empresas inovadoras em todo o Reino Unido são fortemente aconselhadas a tomar precauções adicionais ao selecionar consultores para ajudar com benefícios fiscais de I&D, uma vez que o HMRC continua a reprimir reivindicações fraudulentas e repletas de erros.

Vá direto para as seções de seu interesse ou leia o guia completo.

  1. O que é redução fiscal de P&D?
  2. Repressão do HMRC
  3. O impacto crescente dessas mudanças
  4. O que as pequenas empresas inovadoras devem fazer?

O que é redução fiscal de P&D?

Os créditos fiscais para pesquisa e desenvolvimento têm sido um dos incentivos comerciais mais generosos do HMRC há muitos anos. Apesar das recentes reduções no valor que você pode reivindicar, elas continuam sendo um incentivo fiscal atraente. Eles recompensam as empresas que inovam e tentam aprimorar o conhecimento e a capacidade em seu campo de ciência ou tecnologia.

Um novo esquema de redução fiscal RDEC (Crédito para Despesas de Pesquisa e Desenvolvimento) fundido substituirá o esquema para PME em 1º de abril de 2024. Ele se aplicará aos períodos contábeis iniciados em ou após 1º de abril de 2024. O esquema fundido adotará a taxa RDEC existente de 20 por cento, o que proporciona uma redução líquida do imposto sobre as sociedades de 15 por cento contra despesas qualificadas de P&D (£ 15 para cada £ 100 gastos)

Para as PME com utilização intensiva de I&D, onde 40 por cento das despesas totais da empresa são gastas em custos de I&D elegíveis, desde que sejam deficitárias antes de qualquer redução fiscal de I&D, ainda podem reivindicar benefícios fiscais reforçados em I&D de 86 por cento e renunciar a perdas em 14,5 por cento (máximo de £ 26,97 para cada £ 100 gastos).

Ajudar com essas reivindicações é um grande negócio para boutiques tributárias e contadores de P&D; no entanto, surgiram questões significativas nos últimos anos.

Repressão do HMRC

O número de pedidos de I&D apresentados ao HMRC cresceu exponencialmente nos últimos quatro a cinco anos, com 90.315 apresentados em 2021/22. Muitos foram considerados repletos de erros e, em alguns casos, fraudulentos.

De 2021 a 2022, o custo do esquema foi de £ 7,6 bilhões, um aumento de 11 por cento em relação ao ano anterior e dados os desafios econômicos recentes, especialmente pós-Covid, o HMRC procurava atingir áreas específicas e o imposto de P&D tornou-se um de seus principais requisitos de conformidade. metas a serem enfrentadas.

Os níveis de erro e fraude atingiram níveis inaceitáveis ​​para o Tesouro no âmbito dos regimes de redução fiscal de I&D, depois de os números revelados em 2020/21 terem sido de 16,7 por cento, custando 1,13 mil milhões de libras e acima do nível estimado anterior de 3,6 por cento. Sem intervenção, isso só teria crescido.

Esta intervenção assumiu a forma de quase 300 novos funcionários do HMRC destacados para se concentrarem no cumprimento das obrigações fiscais de I&D e em novas medidas políticas para combater o incumprimento. Uma Unidade Antiabuso de I&D dedicada também foi criada em julho de 2022 para lidar com reclamações complexas.

Os números mais recentes mostram que uma em cada cinco reivindicações fiscais de I&D está a ser contestada pelo HMRC, e muitas delas estão a ser recusadas porque os funcionários do HMRC realizam uma simples pesquisa na Internet e, se encontrarem algo semelhante, afirmam que a tecnologia já existe.

Este é o caso mesmo quando uma empresa detém patentes sobre a tecnologia. Isto leva a esforços prolongados e dispendiosos para as empresas e os seus consultores que defendem a reclamação, enquanto alguns até desistem, apesar de terem reivindicações genuínas.

O impacto crescente dessas mudanças

Em julho de 2023, o HMRC emitiu um relatório sobre sua abordagem às isenções fiscais de P&D e introduziu requisitos de relatórios obrigatórios em vigor a partir de 8 de agosto de 2023, exigindo que o ‘Formulário de Informações Adicionais (AIF)’ fosse enviado digitalmente ao HMRC antes da apresentação da declaração fiscal. Se o AIF não for apresentado, os pedidos serão automaticamente rejeitados.

Muitas pequenas empresas não percebem que a responsabilidade pelo pedido de redução fiscal de P&D cabe a elas, e não ao seu contador ou consultor fiscal de P&D que o apresentou. A maioria dos contadores adere a padrões rígidos de conduta profissional, mas como as boutiques de redução de impostos de P&D não são regulamentadas, muito poucos aderirão a qualquer estatuto profissional.

Era apenas uma questão de tempo até que os desafios crescentes dos impostos sobre I&D provocassem vítimas. Em março de 2024, um importante fornecedor de soluções de redução fiscal de P&D cessou a atividade. Eles alegaram ter garantido mais de £ 200 milhões em incentivos fiscais de P&D para seus clientes, ostentado uma taxa de sucesso de 100% em reclamações e representado mais de 3.000 clientes.

Após o encerramento, muitas destas empresas clientes encontram-se no limbo, sem saber se os seus pedidos serão processados ​​e pagos ou, se não forem apresentados, terão de encontrar um consultor alternativo. Pior ainda, o encerramento da sua empresa de consultoria significa que eles poderão ter de gerir sozinhos a sua conversa com o HMRC.

O que as pequenas empresas inovadoras devem fazer?

Apesar das recentes controvérsias e da imprensa negativa em torno dos regimes, os proprietários de pequenas empresas que realizam I&D qualificada não devem deixar de reivindicar o alívio a que têm direito.

As pequenas empresas devem garantir que as suas reivindicações sejam maximizadas, permanecendo robustas e em conformidade. Para fazer isso, é aconselhável manter-se atualizado com as regras mais recentes – mesmo que você não esteja enviando a reclamação, estar ciente da legislação mais recente pode ajudar a tornar o processo muito mais fácil.

Existem diretrizes rígidas sobre o que se qualifica como P&D para fins fiscais e compreendê-las o ajudará a avaliar com muito mais precisão se o seu projeto se qualifica.

Você pode encontrar as regras mais recentes aqui

Outra jogada inteligente é manter documentação detalhada sobre o projeto, incluindo:

  • Planos de projeto
  • Especificações técnicas
  • Desenhos/fotos de protótipo
  • Detalhes de quaisquer incertezas técnicas encontradas

Se o seu contador não fornecer um serviço tributário de P&D, você deve fazer a devida diligência ao nomear um consultor especialista em tributos de P&D e verificar se ele tem um histórico sólido. Isso significa garantir que eles tenham as qualificações profissionais corretas, conduzam as reivindicações de acordo com um alto padrão e forneçam suporte para consultas caso o HMRC investigue a reclamação.

Darryl Hoy é o diretor técnico da equipe de pesquisa e desenvolvimento de benefícios fiscais da Shorts Chartered Accountants.

Consulte Mais informação

As pequenas empresas gastaram £ 24 bilhões em P&D no ano passado – As pequenas empresas gastaram 4% mais em pesquisa e desenvolvimento em 2021 do que em 2020 – questionando a decisão do Chanceler de reduzir os incentivos ao investimento em P&D

Thomas Hal Robson-Kanu: ‘Fizemos dois anos de pesquisa e desenvolvimento antes de lançar a marca’ – Neste episódio de Small Business Snippets, Anna Jordan conhece Thomas Hal Robson-Kanu, jogador de futebol profissional e fundador da The Turmeric Co

Share. Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr Telegram Email