Samsung Exynos 1480 oficial redimensionadoSamsung Exynos 1480 oficial redimensionado

DR

  • A Samsung revelou totalmente o chipset Exynos 1480, alimentando o Galaxy A55 5G.
  • A empresa afirma que é 22% mais eficiente que o chipset do Galaxy A54, ao mesmo tempo que oferece um aumento de 53% nos gráficos.

A Samsung lançou recentemente o Galaxy A55 5G, e esse telefone é equipado com o chipset Exynos 1480. Felizmente, a empresa abriu totalmente a cortina deste novo processador.

A Samsung Semiconductor publicou uma página de produto abrangente para o Exynos 1480 em seu site, e demos uma boa olhada na maioria das principais especificações. Por um lado, o novo processador é construído em um processo de fabricação Samsung de 4 nm em comparação com o design de 5 nm do Exynos 1380. A empresa acrescenta que o Exynos 1480 é 22% mais eficiente que o chip antigo, o que deve proporcionar um aumento notável na vida útil da bateria.

O novo chipset mantém a mesma CPU do processador do ano passado, apresentando quatro núcleos grandes Cortex-A78 e quatro núcleos pequenos Cortex-A55. No entanto, a Samsung aumentou as velocidades de clock de pico de 2,4 GHz para 2,75 GHz. Juntos, a Samsung afirma iniciar aplicativos 13% mais rápido e desempenho multi-core 18% mais rápido.

A grande atualização deste ano, porém, é a estreia de uma GPU AMD em um processador Exynos de gama média. O chipset da Samsung traz uma GPU Xclipse 530, com o fabricante afirmando que ele vem com a mais recente tecnologia gráfica RDNA móvel (aparentemente RDNA 3). De qualquer forma, a GPU Xclipse 530 não parece suportar ray tracing baseado em hardware, mas oferece recursos como sombreamento de taxa variável e suporte de super-resolução. A Samsung também afirma um enorme aumento de 53% no desempenho gráfico em relação à antiga GPU Mali-G68 MP5 do Exynos 1380.

Exynos 1480: IA, conectividade e atualizações de câmera

Captura de tela oficial do Unboxing Samsung 1 22 do Galaxy A55 5GCaptura de tela oficial do Unboxing Samsung 1 22 do Galaxy A55 5G

A IA também é um grande tema este ano, e o Exynos 1480 traz um NPU aprimorado e um mecanismo geral de IA. A empresa está promovendo uma melhoria de quatro vezes no desempenho da IA ​​em relação ao chip do ano passado. Perguntamos à Samsung Semiconductor se o chipset suporta o modelo Gemini Nano AI do Google (usado para tarefas como resumos de artigos), mas a empresa não conseguiu nos dar uma resposta a tempo para publicação.

O Exynos 1480 traz os mesmos recursos de câmera que o Exynos 1380 à primeira vista (por exemplo, suporte para câmera única de 200 MP), mas também temos suporte para captura de 4K/60fps. Essa é uma atualização notável em relação à captura 4K/30fps vista no chip antigo. Infelizmente, a decodificação AV1 não é suportada aqui.

Outros recursos que vale a pena conhecer incluem suporte recém-descoberto para Wi-Fi 6E, um modem celular mais rápido, Bluetooth 5.3 e uma taxa de atualização de 144 Hz com resolução FHD +.

O Exynos 1480 está atualmente disponível no Samsung Galaxy A55, mas este telefone não chegará aos EUA. Também não há informações se outros telefones com este chip estarão disponíveis nos EUA. No entanto, parece um processador intermediário sólido, mas a Qualcomm está trazendo um rival intimidante no Snapdragon 7 Plus Gen 3.

Share. Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr Telegram Email