O ministro da Fazenda, Fernando Haddad (PT), afirmou, nesta quarta-feira (27), que o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) lançará, na próxima semana, medidas para destravar o mercado imobiliário no país.

Em entrevista à rádio Itatiaia, de Minas Gerais, Haddad disse que as ações criarão um mercado secundário de títulos imobiliários “muito robusto”, capaz de gerar maior alavancagem nas operações, mas não entrou em detalhes.

“Nós vamos tomar medidas, na semana que vem, que vão destravar esse mercado imobiliário. Vamos criar um mercado secundário de títulos imobiliários muito robusto, para fazer com que o crédito imobiliário rode no Brasil e possa ser multiplicado por muitas vezes”, afirmou.

Oferta Exclusiva para Novos Clientes

Jaqueta XP NFL

Garanta em 3 passos a sua jaqueta e vista a emoção do futebol americano

Na conversa, Haddad destacou que, em outros países, um recebível com garantia de imóvel é negociado com facilidade no mercado. “Esse ativo tem um mercado secundário muito robusto no mundo desenvolvido, não fica na carteira do banco. O banco logo revende e abre espaço no seu balanço para financiar outro imóvel”, comparou.

De acordo com o ministro, o crédito imobiliário em alguns países chega a superar em 10 vezes o brasileiro. “Então imagine o potencial de crescimento da economia brasileira a partir da construção civil”, sugeriu.

As novas regras para dinamizar o mercado imobiliário, segundo Haddad, foram dialogadas com lideranças do setor. “Penso que a classe média, a classe trabalhadora, vão ter boas novidades a comemorar no futuro próximo com a edição desta medida”, disse.

Receba no seu e-mail logo pela manhã as notícias que vão mexer com os mercados, com os seus investimentos e o seu bolso durante o dia

Fonte: InfoMoney

Share.